Artigo - Sindicato forte e representativo

As conquistas dos trabalhadores não vem de mão beijada. Dependem de muita conscientização, organização e luta.

Uma de nossas estratégias na Presidência da Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários) é promover eventos que aproximem as autoridades das lideranças comerciárias e vice-versa.

O conhecimento é a chave para a compreensão e para os avanços.

Nesse sentido, realizamos nos últimos dias 21 e 22 de setembro, no auditório do Centro de Lazer da Federação, em Praia Grande o Congresso sindical comerciário intitulado: “O Novo Sindicato: Mais Forte, Mais Representativo”, já em sua 28ª. Edição. Este ano, tivemos o privilégio de contar com a presença do Ministro Carlos Lupi, da Previdência, entre outros convidados ilustres.

Plano

A Comissão Organizadora do Congresso submeteu à plenária com representantes dos Sindicatos dos Comerciários e do Sindicato do Práticos de Farmácias, 10 propostas, oriundas das palestras e dos debates constatados no evento. Todas foram aprovadas por unanimidade, pelos 72 representantes sindicais. São elas:

1. Implementar em toda a base sindical comerciária paulista as decisões setoriais que integram o Projeto Fênix.
  2. Incrementar as campanhas de sindicalização permanentes com a valorização das ações sindicais, do fornecimento de benefícios e do oferecimento de serviços prestados à categoria pelos Sindicatos Filiados.
  3. Identificar nos quadros dos Sindicatos Filiados e nos locais de trabalho candidatos e candidatas aptos e dispostos a concorrerem às Eleições Municipais de 2024.
  4. Criar agendas para as nove Regionais da Federação com o objetivo de promover uma espécie de intercâmbio entre as mesmas para estimular as trocas de ideias, a fim de encontrar resoluções para problemas junto às questões comerciárias, por meio de reuniões periódicas a serem feitas com os seus coordenadores.Aprimorar os conhecimentos dos dirigentes sindicais comerciários paulistas, principalmente diante do preparo necessário para obter subsídios efetivos sobre o setor do comércio, a fim de assinar campanhas salariais vitoriosas com o fortalecimento das convenções coletivas de trabalho.
  5. Unir forças para assegurar ao sistema confederativo participação efetiva nas decisões em tramitação acerca do anunciado novo sistema sindical.
  6. Avançar no objetivo de instalar na base sindical comerciária paulista núcleos educativos voltados para a capacitação de dirigentes, assessores e funcionários dos 72 Sindicatos Filiados à Federação, com a possibilidade de fundarmos a nossa Universidade Sindical Corporativa.
  7. Acompanhar as matérias sindicais e trabalhistas em tramitação no Congresso Nacional, na intenção de construirmos uma Força Comerciária Unitária para lutarmos, no Congresso Nacional contra retrocessos às entidades sindicais e à classe trabalhadora.
  8. Renovar a noção de comerciários representados com atenção especial ao crescimento do e-commerce e à implementação do trabalho por plataforma de consumo no Brasil, dado que os comerciários são maioria nesta forma de trabalho.
  9. Agilizar a comunicação sindical impressa e eletrônica na base sindical comerciária paulista.

Fênix

Na mitologia grega, segundo o Portal Infoescola, Fênix é uma ave que simboliza o renascimento, o eterno recomeçar, porém sem perder a essência. A ave simboliza a vida e seus ciclos, a esperança e o fato de que é preciso dar a volta por cima em situações adversas.

O Projeto Fênix tem esses propósitos para a base sindical comerciária paulista: agrupa 11 setores de atuação da Federação e seus Filiados. Seu objetivo é contribuir com a renovação dos Sindicatos, seu fortalecimento e sua representatividade. Entre os setores constam comunicação, convenção coletiva e política sindical.

Como terceiro vice-presidente da Comissão de Trabalho na Câmara dos Deputados, assumi o compromisso de levar para o Congresso Nacional as causas comerciárias.

Lá, tramitam muitos projetos que interferem na vida do trabalhador, para o bem e para o mal. Por isso é preciso estar sempre alerta para avançar e defender os trabalhadores dos ataques aos seus justos direitos e, uma dessas estratégias, é continuar realizando eventos como este e lutar diariamente para a implementação de suas resoluções e encaminhamentos!!!

Luiz Carlos Motta
É Deputado Federal (PL/SP)