Buscar
Cadastro Newsletter
Redes Sociais
Acesso aos Editais

Skip Navigation LinksHome > Lista de Artigos > Artigo
Artigo - História de lutas faz dos bancários exemplo de persistência

O Dia do Bancário é celebrado anualmente em 28 de agosto, homenagem justa a uma categoria que se tornou referência de resistência por suas lutas e conquistas de direitos históricos. A data remete à greve de 1957, quando bancários reivindicavam melhores condições de trabalho, reajuste salarial, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço.

Após receber proposta muito abaixo do aceitável, a categoria realizou uma mobilização, com diversas paralisações, unificada nacionalmente. Naquele contexto, alguns sindicatos acabaram cedendo a pressão dos banqueiros e aceitaram as propostas patronais mesmo abaixo do merecido e reivindicado pela categoria. Em São Paulo, no entanto, os trabalhadores resistiram e, após quase 70 dias de greve, conseguiram reajuste de 31%. A mobilização se tornou referência em todo o movimento sindical e a categoria ficou conhecida por sua organização, dedicação e força.

Como trabalhador oriundo do setor bancário, dirigente sindical e fundador da subsede de Osasco do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, faço parte e acompanho a luta da categoria há quase 50 anos. Foram inúmeras greves, campanhas salariais e movimentos que participei e ainda participo, sempre buscando a ampliação dos direitos desta valorosa categoria.

Mesmo com a Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários assegurada até 2018, a categoria lançou, neste dia 28/8, a Campanha 2017. A luta neste caso é pela proteção dos empregos, contra a retirada de direitos e a terceirização, além de combater metas abusivas e o retrocesso da reforma trabalhista.

Bancários, vocês são um exemplo para todos os trabalhadores brasileiros - parabéns por tanta dedicação!

Marcos Martins Deputado Estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT)