Informativos
Visualizar no navegador | Enviar para um amigo
 
 
 
Informativos | Notícias | Contato
Entenda a MP 1.046 que flexibiliza as regras trabalhistas por 120 dias

Olá, como vai?!

Gostaria de compartilhar contigo o material que recebi do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes e Bares de Bauru e Região sobre a MP 1.046 -  editada pelo Governo Federal que flexibiliza as leis trabalhistas durante a pandemia.

Publicadas dia 28 de abril no Diário Oficial da União, as medidas já começaram a valer e mudarão os contratos de trabalho em assuntos como Teletrabalho, Férias individuais ou coletivas, Antecipação de Feriados e Banco de Horas.

A Medida Provisória 1.046/21 estabelece uma série de flexibilizações na legislação trabalhista, que poderão ser adotadas pelos empregadores por quatro meses. O prazo poderá ser prorrogado, por igual período, por ato do Poder Executivo. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28).

Em março do ano passado, o governo publicou medida semelhante (MP 927/20), flexibilizando as regras trabalhistas, que chegou a ser aprovada pelos deputados, mas perdeu a vigência sem ter sido aprovada pelos senadores e, assim, não foi convertida em lei. A nova MP deve ser analisada pelos parlamentares no prazo de 120 dias.

Teletrabalho

O empregador altera o regime de trabalho presencial para o teletrabalho, o trabalho remoto ou outro tipo de trabalho a distância e determina o retorno ao regime de trabalho presencial.

A alteração será notificada ao empregado com antecedência de, no mínimo, 48 horas.

As disposições sobre o fornecimento de equipamentos e infraestrutura necessária para a prestação do teletrabalho e o reembolso das despesas arcadas pelo empregado serão previstas em contrato escrito, firmado em até 30 dias após a mudança do regime de trabalho.

Antecipação de Férias

O patrão poderá antecipar as férias do empregado, devendo informá-lo com antecedência de, no mínimo, 48 horas, por escrito ou por meio eletrônico. 

Poderão ser concedidas férias ainda que o período aquisitivo não tenha transcorrido.

Não poderão ser gozadas em períodos inferiores a cinco dias corridos.

O adicional de um terço relativo às férias concedidas durante o período poderá ser pago até 20/12 (data final que é devida a gratificação natalina - 13º Salário).

As empresas poderão ainda conceder férias coletivas, devendo notificar o conjunto de empregados afetados com antecedência de 48 horas, sem a necessidade de observar o limite máximo de períodos anuais e o limite mínimo de dias corridos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Poderão ser concedidas férias coletivas por mais de 30 dias.

Os trabalhadores que pertençam ao grupo de risco do coronavírus (covid-19) serão priorizados para o gozo de férias, individuais ou coletivas

Antecipação de Feriados

O empregador poderá também antecipar o gozo de feriados federais, estaduais, distritais e municipais, incluídos os religiosos, devendo também notificar os empregados afetados com antecedência de 48 horas, com a indicação expressa dos feriados aproveitados.

Os feriados poderão ser utilizados para compensação do saldo em banco de horas.

Banco de Horas

A MP autoriza a interrupção das atividades pelo empregador e a constituição de regime especial de compensação de jornada, por meio de banco de horas, estabelecido por acordo individual ou coletivo escrito. 

O prazo de compensação do período interrompido será de até 18 meses, contado da data de encerramento do período de quatro meses após a publicação da MP.

A compensação poderá ser feita por meio da prorrogação de jornada em até duas horas, a qual não poderá exceder 10 horas diárias, e poderá ser realizada aos finais de semana.

Teletrabalho Antecipação de Férias
Antecipação de Feriados Banco de Horas

 

Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais:


Twitter - https://twitter.com/mundosindical
Facebook - https://www.facebook.com/mundo.sindical
Instagram - https://www.instagram.com/mundosindical/

Beijos,

Sandra Campos
Editoral da Revista e Portal Mundo Sindical
Celular 11-948-137-799

 
1º de Maio/SP: Carreatas dos trabalhadores serão solidárias e pedirão Fora Bolsonaro
  Ações estão sendo organizadas por todo Estado de São Paulo no período da manhã; Participantes irão coletar alimentos e outras doações para famílias em...
VER MAIS

Com Lula, 1º de Maio dá exemplo de unidade do movimento sindical ao país e ao mundo
  Não há tarefa mais importante do que derrotar Bolsonaro e recolocar o Brasil no caminho da democracia, do crescimento, das liberdades. Essa é pauta un...
VER MAIS

1º de Maio de luta e protesto terá carreata no ABC e live unificada das centrais
  De manhã os Metalúrgicos no ABC participam de carreata solidária. À tarde, a live da CUT terá participação dos ex-presidentes Lula e Dilma, artistas e...
VER MAIS

Petroleiros vacinados iniciam arrecadação de alimentos não perecíveis em Campinas
  Por meio de um sistema de coleta drive thru, campanha visa ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia
VER MAIS

Trabalhadores relatam lesões e abusos em empresa contratada pela Cargill
  Pelo menos 6 funcionários da Bertolini Ltda, empresa que transporta os grãos da Cargill, relatam problemas de saúde como dedos amputados e perda de vi...
VER MAIS

IndustriALL e Renault assinam primeiro acordo global sobre teletrabalho no setor
  Proteção de privacidade, respeito pelo horário de trabalho, pelos acordos coletivos existentes e o direito de desconectar são alguns deles
VER MAIS

Motoristas de aplicativos repudiam decisão da Cabify de deixar de operar no Brasil
  Dos motoristas, o aplicativo também exigia carros mais novos do que as demais plataformas de mobilidade
VER MAIS

Químicos avançam e conquistam primeiros acordos na Campanha Salarial do Etanol
   
VER MAIS

Trabalhadores focam na saúde neste 1º de Maio
  Movimento sindical prioriza luta contra pandemia entre as ações em defesa da classe trabalhadora
VER MAIS

14,4 milhões de brasileiros continuam sem trabalho
   
VER MAIS

Força Sindical entregará 15 toneladas de alimentos à Central Única de Favelas
  Neste sábado, 1º de maio, às 11h, a Força Sindical, em parceria com seus sindicatos filiados, entregará 15 mil quilos de alimentos à CUFA (Central Úni...
VER MAIS

Trabalhadoras das montadoras da LG fazem manifestação em SP para defender empregos
  Metalúrgicas da Sun Tech, Blue Tech e 3C fizeram passeata até o Consulado da Coreia do Sul
VER MAIS

Justiça manda Uber assinar carteira de motorista e pagar salário de R$ 3 mil
  Juízes do TRT-15 reconheceram vínculo de trabalho. Para CLT, trabalhador é subordinado seja obedecendo ordens dadas por meio de celular ou pessoalment...
VER MAIS

CTB coordenará representação dos trabalhadores brasileiros na 109ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT
   
VER MAIS

Sindicato dos Motoristas de São Paulo protocola pauta de reivindicações
   
VER MAIS

 
 
 
 
 

Facebook Twitter YouTube

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.