Informativos

Informativos | Notícias | Contato
SindimotoSP participa da 5ª reunião da CPI dos Aplicativos em São Paulo

Olá, como vai?!

A Câmara Municipal de São Paulo está com a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Aplicativos de entrega e já teve cinco reuniões e tem tido a participação do presidente do SindimotoSP, Gilberto Almeida, o Gil.

Com o surgimento dos apps de transporte e entrega, ficou claro a precarização do trabalho. Trabalha muito e sem direitos para conseguir o mínimo de ganho no final do mês.

"As empresas criaram a ideia na cabeça dos trabalhadores que ser escravizado é levar chibatada todo dia e ficar sonhando que terão reajuste, e não terão”, falou Gil durante a CPI.

Gil e outros, como o Paulo Galo, que organizou várias mobilizações contra os apps, para mostrar que essas empresas só querem o lucro. Se você está precisando de algo ou dar melhores condições de trabalho fica em último plano.

Para o Gil, as empresas quando pensam sobre vínculo empregatício correm, como o diabo corre da cruz. “Elas correm, porque elas sabem que terão responsabilidades e essas empresas não querem ter responsabilidade com os trabalhadores”, comentou Gil.

Gil ainda diz: “A CPI precisa aprofundar, cair dentro dessa situação. A atividade motofrete é uma atividade de risco, ela está matando ou incapacitando muita gente e inundando os hospitais públicos com aqueles que sofrem acidente.”

É necessário lembrar que os sindicatos atuam para proteger o trabalhador e conquistar melhores condições de trabalho, mas para muitos o sindicato é inimigo da empresa e até do trabalhador. Sem o sindicato, muito do que o trabalhador tem hoje nem existiria.

Vou relatar algo que me deixou triste um dia. O escritório do Mundo Sindical fica em Moema e tem muitos trabalhadores de apps nessa região. Um dia eu vi um cadeirante com a mochila de uma dessas empresas no meio dos carros para fazer uma entrega e conseguir um dinheiro. Se isso não é desumano, eu não sei o que é.

O SindimotoSP está desde 2015 brigando para mostrar que existe o vínculo empregatício e que as empresas entendam isso.

A luta só está no começo e será árdua, mas sindicatos e associações estão buscando o melhor para o trabalhador que passa mais de 10 horas em cima de moto e bicicleta.

Continuaremos a acompanhar as lutas desses companheiros.

Aqui, você pode ver a fala do presidente do SindimotoSP na Câmara Municipal de São Paulo.

Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais:

Twitter - https://twitter.com/mundosindical
Facebook - https://www.facebook.com/mundo.sindical
Instagram - https://www.instagram.com/mundosindical/

Beijos,

Sandra Campos
Editoral da Revista e Portal Mundo Sindical
Celular 11-948-137-799

Cai emenda de Kim e frentistas conseguem manter os empregos
  A data de hoje será considerada histórica para os 500 mil frentistas de todo o País
VER MAIS

Sindicato debate situação do setor automobilístico em audiência pública na Câmara dos Deputados