Notícia - Após rodada no interior, CUT/SP finaliza planejamento nas subsedes

Na última semana, a direção executiva da CUT/SP e assessores da entidade estiveram nas cidades de Marília, Penápolis e Araçatuba, no interior do Estado, para realizar a última rodada do planejamento estratégico junto às subsedes e sindicatos, ação que vem ocorrendo desde o início do ano.

O planejamento tem como proposta discutir e definir os rumos da Central estadual para o próximo período, a partir da construção do plano de lutas de 2016. Com isso, a CUT/SP pretende, em conjunto com as subsedes, secretarias e sindicatos filiados, fortalecer a defesa da classe trabalhadora e de seus direitos, além de ampliar a ação no Estado.

Todas as subsedes da CUT/SP espalhadas pelo interior, litoral, capital e Grande São Paulo realizaram o planejamento. Na semana passada, os trabalhos ocorreram nas subsedes de Marília, na quinta (18), e em Araçatuba, no sábado (20).

Secretário-geral da CUT/SP, João Cayres faz um balanço positivo desse trabalho, principalmente por estreitar o relacionamento entre as bases de todas as regiões do Estado. “Pela primeira vez conseguimos ir a todas as subsedes e fazer os planejamentos. E eu tive a oportunidade, estando em meu primeiro mandato aqui na Central, de conhecer as cidades, os dirigentes e visitar os sindicatos”.

Para ele, um dos desafios a partir de agora é fazer a construção uma política de ações para São Paulo que reflita o tamanho do Estado, e que atenda tanto a classe trabalhadora como a sociedade em geral. “A gente vê que São Paulo, apesar de ser o Estado mais rico do Brasil, está devendo muito para a população”, afirma.

Vice-presidente da CUT/SP, Sebastião Cardozo diz que o planejamento também será importante para enfrentar as medidas de desmonte dos direitos e conquistas sociais dos últimos anos, feitos pelo governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB). “Certamente fortalecerá a luta da classe trabalhadora de todos os ramos que compõem a nossa Central. Isso é muito importante num momento de ameaças de retrocessos que vivemos no País”.

Sindicato

Em Penápolis, o planejamento foi feito na sexta (19), no Sindicato dos Servidores Municipais (SindServ Penápolis), filiado à Federação dos Trabalhadores na Administração e do Serviço Público Municipal no Estado (Fetam/SP).

Segundo a secretária de Política Sindical da CUT/SP, Sônia Auxiliadora, a proposta foi colaborar para que a direção do sindicato tenha um objetivo na luta e defesa do serviço público e dos servidores. “Ao longo do dia, discutimos sobre as políticas públicas e a atual conjuntura, sobre como isso irá influenciar na vida dos moradores dessa cidade, seja dos servidores ou da população no geral. Com isso, fica mais claro enfrentar todos os desafios e fazer um sindicato forte e combativo dentro dos princípios da CUT”, afirma a dirigente.

Para a presidenta do SindServ Penápolis, a auxiliar de enfermagem Maria José Francelino Pipino, a Zezé, o encontro ajudará a fortalecer a luta do conjunto do funcionalismo na cidade. “O planejamento nos mostrou o caminho para atingir nossas metas, pensando no melhor para os nossos associados. Vamos tentar realizar as ações planejadas no prazo de seis meses e esperamos contar sempre com a CUT/SP nesse processo”, diz.

Fonte:  Rafael Silva - CUT São Paulo - 25/08/2016