Notícia - Sintratel negocia reivindicações dos trabalhadores com a VEGANET

Antecipação salarial, atraso no pagamento de salários e férias, registro de ponto, convênio médico e vale transporte estão com irregularidades e requerem correção!


O Sintratel recebeu diversas reclamações e queixas dos trabalhadores e trabalhadoras da VEGANET, que geraram uma pauta de reivindicações encaminhada à empresa para discussão e negociação.


De acordo com as queixas dos empregados, a EMPRESA MBM SERVIÇOS DE TELEATENDIMENTO AO CLIENTE, recém-adquirida pela VEGA NET, está desrespeitando a legislação trabalhista e, com isso, cometendo irregularidades que prejudicam os trabalhadores no usufruto de seus direitos.


Os trabalhadores relataram:


Antecipação salarial (vale):

A empresa alterou a forma de quitação do salário mensal de forma súbita, sem nenhum diálogo e sem ter a concordância dos trabalhadores, desrespeitando e desconsiderando os compromissos financeiros já assumidos por eles em razão do recebimento do vale em meados do mês, nas condições reguladas pela CLT. Qualquer mudança, além da concordância dos empregados, deveria ter um aviso prévio de 30 a 60 dias, para dar tempo a todos de se reorganizar.


Pagamento de férias:


A empresa tem atrasado o pagamento das férias, o que transgride o artigo 145 da CLT e ainda dá direito ao trabalhador de receber este pagamento em dobro, conforme Sumula nº 450 do TST.


Pagamento dos saláris:


A empresa tem descumprido a Cláusula 12 da Convenção Coletiva de Trabalho 2016 da categoria, atrasando a quitação dos salários dos seus empregados, que devem ser pagos até o 5.º dia útil do mês.


Direito ao registro de ponto:


A empresa não oferece os meios para que seus empregados batam o ponto diário, conforme determina portaria específica do Ministério do Trabalho e Emprego.


Regularização do convênio médico:


A empresa faz a cobrança do convênio médico dos, cabe a empresa, mas não libera a utilização do convênio por eles, o que tem de ser feito imediatamente, ou a devolução dos valores cobrados.


Pagamento do vale transporte:


A empresa efetua o pagamento do vale transporte por crédito em conta de 2 em 2 dias, mas efetua o cálculo do benefício compondo valor parcial de integração, o que impede que os trabalhadores efetuem o carregamento do bilhete de forma a atender suas necessidades de transporte.

O Sintratel realiza uma reunião de negociação com a empresa hoje, da qual participará uma comissão de empregados, e conta com o bom senso e respeito da empresa para resolver as irregularidades e evite medidas mais drásticas.


Fonte:  Sintratel - 21/10/2016


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