Notícia - Trabalhadores conquistam reajuste e termina greve na Scania

Em assembleia realizada na manhã de hoje (24), os trabalhadores na Scania aprovaram a proposta encaminhada pela direção da empresa e decidiram encerrar a greve iniciada no dia 17. O acordo aprovado terá duração de dois anos e garante reajuste salarial de 5% retroativo a setembro (data base da categoria) mais abono de R$ 4 mil pago em janeiro de 2017, além da recomposição integral da inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) nos salários em 2017.

Em relação à proposta anterior, cuja rejeição levou ao início da greve, a negociação realizada durante todo o fim de semana entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a direção da fábrica, garantiu a extensão do período de estabilidade por mais três meses - até dezembro de 2017 - a renovação dos contratos de trabalhadores temporários e a antecipação do pagamento do 13º salário de 2017 para o mês de fevereiro.

O acordo também prevê um adicional nos salários, aplicado em janeiro de 2018 e 2019, caso a produção anual atinja ou supere 16 mil unidades de caminhões e ônibus. O valor será de 0,5% nos salários a cada mil unidades produzidas a mais.

Carlos Caramelo, diretor executivo do Sindicato e trabalhador na Scania, ressalta também que, com a aprovação do acordo, a empresa se compromete a manter no Brasil os volumes de produção voltados para a exportação. “Esse é um dos pontos importantes. Com a aprovação do acordo e o retono ao trabalho ficam preservados os níveis de competitividade da planta brasileira, o que garante a capacidade de exportação a partir daqui”, explica.

“Mesmo após uma semana de movimento, a negociação continuava muito dura, não conseguimos quebrar a resistência da fábrica. Economicamente, a proposta não mudou muito, mas pudemos incluir questões que contemplam outras áreas de interesse do trabalhado”, reforça o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana.

Após o término a assembleia, os trabalhadores retornaram ao trabalho.  Os dias parados serão incluídos no banco de horas do trabalhador. O movimento durou cinco dias, mas serão incluídos apenas quatro.


Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - 25/10/2016


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.