Notícia - Produtores rurais da região pantaneira de MT discutem Sucessão Familiar

O tema "Sucessão Familiar" foi discutido na noite de quinta-feira (01/12) pelos produtores rurais do município de Poconé. O evento, realizado no Clube Cidade Rosa (CCR), foi uma iniciativa do Sindicato Rural. Após a palestra “Os Desafios da Sucessão Familiar”, feita pelo consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Eduardo Leon, o presidente do sindicato, José Mário de Assis e Silva, fez um balanço de gestão e pediu aos produtores que o ajudem a fortalecer a entidade.

“Uma andorinha só não faz verão. Para fortalecer a representatividade do setor é preciso a união de todos os produtores rurais. E o Sindicato Rural de Poconé precisa de cada um de vocês. Nos ajudem a fortalecer o sindicato da nossa cidade. Vamos trabalhar pela classe produtora da região do Pantanal”, disse o presidente.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) prestigiou o evento e foi representada pelo diretor de Relações Institucionais, Rogério Romanini. “A Sucessão Familiar é um tema que muito me emociona. Meu filho é o meu parceiro e é ele que me ajuda na fazenda. Estar preparado é o primeiro passo. O sindicato está de parabéns pela escolha do tema. Esse é um assunto que deve ser pensado e discutido por toda a classe produtora”, disse Romanini.

Leon destacou que o processo sucessório em uma empresa familiar deve ser planejado, levando em consideração as particularidades de cada grupo familiar e empresarial. Outro ponto importante avaliado pelo palestrante é conscientizar os herdeiros sobre a diferença dos conceitos de família, propriedade e empresa. “O processo de sucessão não pode ser radical, deve ser gradual e sempre contando com o apoio do dono, que é o grande estrategista do negócio, pois ele conhece a família e a empresa”, disse.

Leon ainda alertou que, muitas vezes, os laços familiares interferem no processo de transição do dono para o herdeiro. “O sucessor tem que se adaptar à empresa e não ao contrário. O sucessor tem que ser aquele que ama a empresa e que tem paixão pelo negócio”, explicou.

O processo sucessório deve ser pensando com antecedência, para que o herdeiro passe por um processo de preparação. “Deve ser iniciado com diálogo e aval de todos os envolvidos. E consenso de todos para tratar os conflitos já existentes e os que podem surgir”, disse Leon.

Para complementar a palestra, o diretor de Relações Institucionais da Famato Rogério Romanini disse que a sucessão familiar é algo para a qual a maioria dos produtores rurais necessita de orientação profissional, pois trabalham com negócios que passam de geração para geração.  “O Sistema Famato é uma ‘casa’ que abriga toda a categoria, produtores e trabalhadores rurais do estado. E para atender essa demanda a Famato e o Senar-MT oferecem gratuitamente programas como o Futuros Produtores do Brasil, que tem o objetivo de despertar nos jovens a paixão pelo agronegócio e o desejo de herdar o negócio dos pais”, apontou Romanini.

O diretor defende que não basta apenas entregar a propriedade rural nas mãos do herdeiro. “É preciso preparação e profissionalização dentro das empresas familiares. O mundo dos negócios não aceita a improvisação. E essa é uma das preocupações do Sistema Famato. Nosso objetivo é formar líderes capacitados para o processo sucessório”, afirmou.

O presidente do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento, Benedito Francisco de Almeida, representante do Senar-MT no evento, disse que somente em Poconé o Senar já capacitou em 2016 cerca de 380 pessoas. “Mas ainda não estamos satisfeitos com esses números. Queremos fazer muito mais pelos produtores e trabalhadores rurais de Poconé".

Os produtores foram surpreendidos com a apresentação do projeto de construção do Núcleo Avançado de Capacitação (NAC). De acordo com Almeida, a construção está prevista para começar ainda na primeira quinzena de dezembro.

A obra está orçada em R$ 280 mil. O prédio terá salas para os treinamentos oferecidos pelo Senar-MT, cozinha industrial, banheiros, sala de reunião e outros. “Esse espaço é uma conquista de vocês, produtores rurais”, afirmou o representante do Senar.

Fonte:  Poconet Notícias - 02/12/2016