Buscar
Cadastro Newsletter
Redes Sociais
Acesso aos Editais

Skip Navigation LinksHome > Lista de Notícias > Notícia
Notícia - Semana de Proteção Contra o Amianto acontece em Osasco
Semana de Proteção Contra o Amianto acontece em Osasco

Promovida pela Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA), a Semana mostra que a luta contra o amianto continua. Com data e encontro marcado, o evento realizar-se-á entre os dias 24 a 28 de abril, das 8h às 17h, em frente ao Osasco Plaza Shopping no calçadão da Rua Antônio Agú.

A ação da ABREA terá a distribuição de materiais e um “Ato Ecumênico em Memória das Vítimas do Amianto” destacando o tema. O ato selará o encerramento da Semana, na Praça Aquilino Alves dos Santos, local que carrega o nome do primeiro cidadão osasquense vítima de câncer de peritônio, causado pelo contato com o material em questão.

O deputado estadual Marcos Martins, autor da Lei 12.684 de 2007, que proíbe o uso do amianto em todo estado de São Paulo, estará presente na Semana de Proteção, assim como todos os anos. “Este evento é muito importante para conscientização sobre seus malefícios do amianto aos trabalhadores. Sonho com o dia em que estaremos completamente livres do amianto!” afirmou o parlamentar.

Referência de luta dentro e fora do Brasil, Marcos Martins quer responsabilizar os infratores acerca do descarte responsável de produtos derivados do mineral cancerígeno. “Em 30 anos de trajetória, avançamos muito! A recente condenação da Eternit no Rio de Janeiro é um exemplo claro de que nossa luta continua. Queremos o banimento do amianto no Brasil!”, completou.

Consequências para a saúde

O contato com o mineral fibroso pode causar câncer no pulmão; mesotelioma de pleura (tecido que reveste o pulmão) e peritônio (reveste a cavidade abdominal); cânceres de laringe e aparelho digestivo; asbestose (endurecimento lento do pulmão, causando falta de ar, cansaço, emagrecimento, dores nas pernas e costas); doenças pleurais, derrames, espessamentos, distúrbios ventilatórios; entre outros.

Fonte: Nova Onda Comunicação - 20/04/2017
 
Comentários