Notícia - Fitmetal aprova filiação à CTB, durante 2º Congresso da entidade

O terceiro e último dia do 2º Congresso da Fitmetal – Resistência e Luta – foi marcado por homenagens e pela eleição da nova diretoria. Na oportunidade, os presentes deram continuidade ao debate rumo à Confederação Nacional de Metalúrgicos e Metalúrgicas Classistas e aprovaram a filiação da Fitmetal à CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Pedidos de “Fora Temer” e de “Eleições Diretas Já” foram presentes durante todo o Congresso, que contou com a presença de Ciro Gomes e Renato Rabelo.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, que participou da sessão solene de abertura da atividade, destacou a importância da realização do evento neste momento. O vice-presidente da central, Nivaldo Santana e o secretário de Relações Internacionais, Divanilton Pereira, além dos dirigentes Pascoal Carneiro e Onofre Gonçalves também prestigiaram a atividade.

Em sua intervenção, Araújo fez uma análise da atual conjuntura política e ressaltou a necessidade da unidade da classe trabalhadora contra as reformas.

Com 25 representações de Sindicatos e Oposições metalúrgicas, o 2º Congresso contou com operários de nove estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Maranhão, Amazonas. Entre os presentes, 169 foram delegados, sendo 34 mulheres.

Em memória de Joel Batista, Ademir Cavalcanti e Jaíra Santiago, foi realizada uma emocionante homenagem com depoimentos de familiares e amigos.

Eleições

Após três dias de debates, os delegados e delegadas tiveram a incumbência de eleger uma nova diretoria para a Fitmetal para o mandato de 2017-2021. Feita a apresentação e defesa da Chapa encabeçada pelo atual presidente da Federação, Marcelino da Rocha, os metalúrgicos aprovaram por unanimidade a nova composição da Fitmetal. Em seguida, a diretoria eleita foi oficialmente apresentada (confira abaixo a nova direção).

Com 55 membros, a nova diretoria traz um grande avanço na representação das mulheres. No primeiro mandato (entre 2014-2017 com 63 membros), 8 mulheres eram dirigentes da entidade (cerca de 12% do total). Com a nova composição, 14 dirigentes são mulheres, aproximadamente 25% de toda a diretoria.

A renovação também é uma marca da chapa eleita, pois 25 membros são novos, quase a metade dos dirigentes. Além disso, no Congresso foi aprovada a formação de uma Coordenação Executiva de caráter operativo para a Federação. Esta coordenação é composta pela: Presidência; Secretaria Geral; Secretaria de Finanças; Secretaria da Mulher; Secretaria de Formação; Secretaria de Comunicação; Secretaria de Políticas Institucionais; e Secretaria de Relações Internacionais

Confira os nomes da composição da nova Direção Executiva da Fitmetal:

Presidência: Marcelino da Rocha – Betim (MG)
Vice-presidência: Aurino Pedreira – Fetim (BA)
Vice-presidência: Assis Melo – Caxias do Sul (RS)
Secretaria Geral: Wallace Paz – Rio de Janeiro (RJ)
Secretaria de Finanças: Raimunda Leoni – Rio de Janeiro (RJ)
Secretaria de Formação: Marcelo Toledo – São Caetano (SP)
Secretaria da Mulher: Eremi Melo – Caxias do Sul (RS)
Secretaria de Comunicação: Andreia Diniz – Betim (MG)
Secretaria de Políticas Institucionais: José Francisco Salvino – Jaguariúna (SP) 
Secretaria de Políticas Internacionais: Francisco Sousa – Camaçari (BA)
Secretaria de Combate ao Racismo: Severino Lourenço – Rio de Janeiro (RJ)
Secretaria da Juventude: Fabiana Souza – Chapecó (SC)
Secretaria de Previdência e Aposentados: Uriel Vilas-Boas – Santos (SP) 
Secretaria de Saúde e Meio Ambiente: Thiago Maestro – Jaguariúna (SP)
Secretaria do Setor Automotivo e de Autopeças: Alex Santos – Betim (MG)
Secretaria dos Setores Naval Offshore e Siderúrgico: Jesus Cardoso – Rio de Janeiro (RJ)
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: Alex Ferreira – Queimados (RJ)


Fonte:  FitMetal - 29/05/2017


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.