Notícia - Miro é reeleito presidente do Sintraport

Com 98% dos votos úteis, Claudiomiro Machado ‘Miro’ foi reeleito pela primeira vez presidente do sindicato dos operários portuários de Santos (Sintraport).

Ele teve 1.265 dos 1.297 votos apurados. Foram registrados 25 votos em branco e sete nulos. Não houve chapa de oposição e a posse será em janeiro de 2018.

A apuração foi presidida pelo secretário-geral nacional da Força Sindical, João Carlos ‘Juruna’ Gonçalves, e prestigiada por presidentes e diretores de diversos sindicatos.

Em seu discurso, após a contagem dos votos, Miro agradeceu aos eleitores, aos componentes da chapa e aos sindicalistas de outras categorias que apoiaram sua reeleição.

Em seguida, reforçou os pontos do programa de campanha, entre eles a manutenção do mercado de trabalho dos portuários, e colocou-se contra a reforma trabalhista.

“Continuaremos unidos com o movimento sindical, somando forças contra a reforma trabalhista já aprovada e contra a da previdência, que ainda será votada”, disse Miro.

A eleição começou na quarta-feira (12) e terminou na sexta (14). O recolhimento dos votos aconteceu em 15 urnas fixas na sede sindical e nos locais de trabalho.

Segundo Miro, esta é a primeira vez, desde sua fundação, em 14 de março de 1931, que o sindicato teve chapa única: “Isso demonstra a confiança dos associados no trabalho dos últimos três anos”.

O Sintraport representa 4 mil trabalhadores. Dos aptos ao voto, 500 eram aposentados. Esta é a primeira vez, também, que a diretoria tem uma mulher, Thalita Santos do Nascimento, amarradora de navios da Codesp.

Miro

Aos 42 anos de idade, o sindicalista conquistou sua primeira reeleição. Miro foi eleito presidente em 17 de outubro de 2014 e empossado em janeiro de 2015. Naquele pleito, sua chapa venceu a de oposição por 1.060 votos contra 228.

Ele ingressou na força supletiva em 1993. Quatro anos depois, conseguiu cadastro no órgão gestor de mão-de-obra (ogmo), com registro em 1999. Foi eleito suplente da diretoria executiva do sindicato em 2002 e foi crescendo na diretoria ao longo dos anos.

Central

O dirigente foi eleito secretário de portos da Força Sindical em seu oitavo congresso, em junho, na Praia Grande. Após a eleição, ele articulará as atividades da central no setor. O congresso elegeu o vice de Miro, Robson Gama dos Santos, coordenador adjunto da central na região.

Executiva

A executiva da chapa é composta ainda pelo vice-presidente Robson Gama dos Santos. O secretário-geral, Anderson Santos Pinto ‘Ronaldinho’. E o primeiro-secretário, Wagner Honorato da Silva ‘Guinho’. Os três da capatazia.

Albino Calixto de Souza, aposentado da Codesp, é o primeiro tesoureiro.

Nilson Franco, também da Portofer, diretor jurídico. E Odair Pereira de Souza, da capatazia, diretor beneficente.

Cláudio da Cunha, da capatazia, é o segundo-secretário. E Cláudio Pacheco de Oliveira, aposentado do Ogmo, o segundo-tesoureiro. O diretor de patrimônio é Gilvan Xavier. E o diretor de aposentados, Robson de Lima Apolinário.


Fonte:  Assessoria de imprensa do Sintraport - 17/07/2017


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.