Notícia - Caixa abre programa de demissão voluntária e enfraquece sistema público

Um mês após o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, a Caixa Econômica Federal (CEF) reabriu hoje (17) o Programa de Desligamento Voluntário (PDV), cujo objetivo é atingir a meta de adesão de 10 mil funcionários do banco. Esta é a segunda etapa aberta neste ano. Na primeira 4.429 funcionários aderiram o PDV.

Outra medida anunciada pela Caixa, ainda em março passado, seria o fechamento, fusão, diminuição de estrutura ou remanejamento de cerca de 100 a 120 agências, que segundo a empresa, seriam deficitárias. A Caixa informa que "o objetivo é ajustar a estrutura ao cenário competitivo e econômico atual, buscando mais eficiência do banco".

Entretanto, na prática, o Programa faz parte do conjunto de medidas têm o objetivo de apequenar os bancos públicos no mercado e, em contrapartida, fortalecer o sistema financeiro privado. Além do processo de demissão voluntária, cresce nos bancos públicos o processo de terceirização e precarização das relações de trabalho.

Segundo o dirigente do Comando Nacional dos Bancários, Emanoel de Jesus, “a destruição do sistema público é parte da negociação do golpe a ser entregue por Michel Temer ao capital financeiro. Outra parte está ligada à Reforma da Previdência que oferecerá aos bancos privados possam vender, entre seus produtos, seus pacotes de previdência privada”, denunciou.

Para Emanoel, a estratégia do governo é o da reestruturação, com drástica redução do quadro de pessoal, fechamento de agências e enfraquecimento destas instituições no âmbito do sistema financeiro nacional.

Fonte:  De Brasília, Sônia Corrêa - Portal CTB - 17/07/2017