Notícia - Sindicato da Alimentação de Marília-SP realiza nesta sexta-feira 5º Encontro de Cipeiros

Idealizado por Silvana Moreira  Battaglioti, técnica em segurança do trabalho e responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho do Sindicato da Alimentação de Marília, ela afirma que o encontro tem como principal objetivo " unir, empregado, empregador e sindicato contra os acidentes de trabalho. Observa-se hoje, que o numero de acidentes de trabalho tem aumentado a cada ano e por isso é necessário se fortalecer e ter consciência da prevenção dos acidentes de trabalho. Entendo, que só com a prevenção é possível evitar os acidentes e doenças ocupacionais que tanto aflige nossos trabalhadores" lembra Silvana Battaglioti.



"Estamos fazendo com que os nossos trabalhadores tenham consciência da segurança e medicina do trabalho. Tanto é, que criamos dentro do sindicato, a secretaria de segurança e medicina do trabalho, com a finalidade de organizar e criar as cipas, fazer eleição, realizar cursos, fiscalizar os acidentes de trabalho e acompanhar todos os procedimentos, para que o trabalhador tenha uma garantia de segurança nas atividades no local do trabalho", afirma o presidente do Sindicato, Wilson Vidoto  Manzon.



O 5º Encontro de Cipeiros do sindicato da alimentação conta com a seguinte programação: 8 horas, credenciamento e café da manhã; 8h40, Abertura; 9 horas,  palestra com o médico Rogério Haber Badiz, do Cerest e especialista em ortopedia, vai abordar LER/DORT cuidados e prevenção; 10h15, palestra com Cosmo Palasio de Moraes Junior, técnico de segurança do SINTESP, vai abordar  o impacto da terceirização sobre os acidentes do trabalho; 11h30, palestra com Ronei Augusto Figueiredo, técnico de segurança do trabalho da Nestlé e auditor da OHSAS, que vai debater a importância do  cipeiro no ambiente do trabalho. As 12h45, encerramento do encontro.



Cipeiro nas empresas



O cipeiro é o profissional responsável por desenvolver um ambiente saudável para os seus colegas de trabalho. Ele faz parte de uma comissão interna da empresa e é eleito pelos próprios trabalhadores, com a missão de colaborar com o empregador para que os acidentes sejam evitados.



Cipa e o Sindicato



O Departamento de Saúde e Segurança do Sindicato do Sindicato é especializado em previdência social e na saúde do trabalhador. A entidade sindical, por meio de visitas técnicas nas empresas, além das parcerias com os Ministérios do Trabalho e Público, tenta mudar a realidade dos ambientes sem condições de trabalho.


Fonte:  Assessoria de imprensa do Sindicato da Alimentação de Marília-SP - 20/07/2017


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.