Notícia - Dirigentes da CUT-SP reforçam estratégia de luta contra retirada de direitos

Os Metalúrgicos do ABC, representados por 20 delegados, participaram da 15ª Plená­ria Estadual da CUT-SP – Congresso Extraordinário e Exclusivo, realizada na sexta-feira e no sábado, dias 21 e 22, na Quadra dos Ban­cários, em São Paulo.

“Neste momento de in­tensos ataques contra a clas­se trabalhadora, é muito im­portante reforçar a unidade das categorias para construir a resistência necessária na defesa dos direitos”, afir­mou o secretário-geral do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva.

“Os ataques são contra o futuro de cada brasileiro. Por isso, é essencial estarmos preparados e atualizados para fazer o enfrentamento contra o desmonte”, pros­seguiu.

O secretário-geral da CUT-SP e coordenador-geral da 15ª Plenária, João Cayres, falou sobre as próxi­mas lutas que o movimento sindical irá travar.

“O golpe continua em an­damento retirando direitos e querendo acabar com a nossa aposentadoria”, disse. “Ago­ra a nossa luta tem que ser pela revogação da reforma Trabalhista e em defesa da Previdência Social. Vamos continuar nas ruas e promo­vendo greves”, continuou.

A Plenária foi realizada no meio do mandato com o objetivo de atualizar o deba­te estratégico de luta para a classe trabalhadora diante do momento político e econô­mico do País com as reformas Trabalhista e da Previdência, a Lei da Terceirização irres­trita e a perseguição política ao ex-presidente da Repúbli­ca e do Sindicato, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Desde a posse da atual dire­ção, enfrentamos um golpe, o congelamento de investi­mentos em setores funda­mentais, a aprovação de re­formas que retiram direitos, entre outros retrocessos que exigem a discussão da atual conjuntura e os impactos dessas transformações para o conjunto da classe traba­lhadora”, explicou.

Além de aprofundar o debate sobre os impactos da inovação tecnológica no mundo do trabalho, a Ple­nária também dedicou parte da programação para os 100 anos da primeira Greve Ge­ral no Brasil.

“Os operários fizeram greve em 1917 para cobrar direitos que estamos perdendo hoje. Não vamos aceitar esse des­monte nos direitos trabalhis­tas e sociais”, disse.

Com o tema da Plenária “100 anos depois...a luta continua! Nenhum direito a menos”, o centenário foi lembrado como referência para os trabalhadores na resistência atual.

O encontro prestou ho­menagens a dois dirigentes da CUT-SP que faleceram neste ano, o vice-presidente, Sebastião Geraldo Cardozo, o Tião, vítima de infarto aos 58 anos no dia 31 de março, e o coordenador da subsede da CUT em Araçatuba, Jai­me Izidoro, que morreu de câncer aos 65 anos no dia 3 de abril.

A direção foi recomposta com o bancário Valdir Fer­nandes, o Tafarel, na vice-presidência da CUT-SP. Em seu lugar, na coordenação da subsede Osasco, entra o também bancário Luiz César de Freitas, o Alemão. Já na subsede Araçatuba ocupará a coordenação a professora Cleide Maria de Jesus Al­meida.

A Plenária de São Paulo foi uma das etapas de prepara­ção à 15ª Plenária - Congres­so Extraordinário e Exclusi­vo da CUT Brasil, prevista para ocorrer entre os dias 28 e 31 de agosto.

Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - 25/07/2017