Notícia - Presidente do Conselho Federal de Previsão Social da Argentina visita sede da NCST

A Reforma da Previdência, em tramitação no Congresso Nacional, não é apenas uma realidade do Brasil. Nos demais países latino-americanos há ações dos governos no mesmo sentido, em função das imposições de agendas neoliberais com retiradas de direitos das classes de trabalhadores e precarização das condições de vida do povo.

Hoje, quinta-feira (17/08), esteve visitando a Nova Central, em Brasília, o presidente do Conselho Federal de Previsão Social - COFEPRES, da Argentina, Daniel Antônio Elias, com a finalidade de conhecer com mais detalhes tanto a PEC 287/2016, como as demais reformas já aprovadas e sancionadas, entre elas a terceirização, a reforma trabalhista e o teto dos gastos públicos.

Daniel reuniu-se com os respectivos dirigentes sindicais da Nova Central: Rosana Cólen Moreno, Diretoria de Seguridade Social, Aposentados, Pensionistas e Idosos; e Sebastião Soares, Diretor de Formação Sindical e Qualificação Profissional da entidade.

Na ocasião, o sindicalista argentino informou sobre encontro que haverá em Buenos Aires, no mês de outubro, voltado para debater as reformas previdenciárias em curso na América Latina. Nesse encontro deverão participar diversos representantes de entidades sindicais latino-americanas, gestores previdenciários, professores, advogados, entre outros convidados que vão aprofundar o entendimento sobre a Previdência Pública como instrumento de justiça social. Posteriormente, no mês de dezembro, há previsão de se fazer evento similar no Brasil.

Segundo Daniel Antônio Elias, “vivemos um quadro de retrocesso no Continente. Tanto na Argentina como no Brasil, os governos estão aplicando políticas recessivas, cortando direitos e conquistas. Por isso é importante movimentos conjuntos para enfrentar as reformas e conter a investida neoliberal em nossos países”, concluiu.

Fonte:  Imprensa NCST - 18/08/2017