Notícia - Nova diretoria toma posse do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté

Os novos diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindmetau) e região tomam posse nesta segunda-feira (20 de novembro). A cerimônia será, às 9h30, na sede da entidade (Rua Urupês, 98), no bairro Chácara do Visconde, em Taubaté. O presidente eleito Claudio Batista, conhecido como Claudião da Volks, encabeçou a Chapa Única do segundo turno da eleição e venceu com 95,7% dos votos válidos. A votação foi realizada entre os dias 9 e 11 de outubro.

O deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, e o vereador de São José dos Campos, Wagner Balieiro, confirmaram presença na solenidade de posse. O evento terá ainda a presença de líderes sindicais do Estado de São Paulo. Entre eles os presidentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP), Douglas Martins Izzo, da Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT-SP, Luiz Carlos da Silva Dias, e dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Herivelto dos Santos Moraes, e de Itu, Dorival Jesus do Nascimento Júnior. Também participará da cerimônia o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil, Mobiliário e Montagem Industrial de São José dos Campos, Ivam Rodrigues.

A Chapa Única reúne membros das quatro chapas que receberam o voto dos trabalhadores no primeiro turno das eleições. A diretoria eleita é formada por membros que representam a renovação reivindicada pelos trabalhadores, reunindo experiência de lideranças que se destacaram nos movimentos da categoria.

Para Claudio Batista, entre os principais objetivos da nova diretoria estão o planejamento, organização e o fortalecimento da unidade entre todos os diretores, além do resgate da confiança dos trabalhadores na entidade. “Nós precisamos estar preparados para avançar com a luta pelos direitos dos trabalhadores diante das Reformas Trabalhista e Previdenciária.”

Perfil

Claudio Batista, o Claudião, trabalha na Volkswagen há 22 anos. Na infância, o líder da Opinião Metalúrgica foi ativista estudantil, tendo atuado na UNE (União Nacional dos Estudantes) e UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). Ele também foi presidente do Diretório Central dos Estudantes, da Unip. Claudião foi secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e coordenador da CUT Vale do Paraíba, além de ter participado da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) por quatro mandatos.

O metalúrgico é formado em administração de empresas pela Unip, economia sindical pela Unicamp e comércio exterior também pela Unip. Claudião possui pós-graduação em comunicação e marketing político pela Unitau.

Diretoria

No segundo turno, também foram escolhidos os membros do Conselho de Direção Executiva, Direção Executiva e Conselho fiscal do Sindicato.

Integrantes eleitos

Direção executiva

Presidente: Claudio Batista da Silva Júnior (Claudião) – Montagem/Volks

Vice Presidente: Fabiano Ribeiro Uchôas – CSE/GE