Notícia - Embraer antecipa fim de acordo de layoff de 1.080 trabalhadores

A Embraer antecipou o fim do acordo de layoff iniciado em janeiro deste ano. Esta medida só terminaria em dezembro de 2018, quando 1.080 trabalhadores se revezariam fora da fábrica ao longo de dois anos, mas com a nova medida a suspensão dos contratos será no fim do próximo mês.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a medida colocaria em layoff 600 funcionários da área de aviação comercial e 480 da aviação executiva. Os trabalhadores seriam divididos em grupos de 55 trabalhadores, em média, e deveriam permanecer afastados por até cinco meses. Porém, com o fim do programa, apenas 350 trabalhadores tiveram a suspenção do contrato nesse período.

O sindicato informou ainda que o acordo teria sido encerrado pela Embraer “pela necessidade de ter os trabalhadores das respectivas áreas de volta à produção”. Em nota, a empresa apenas confirmou que notificou o sindicato sobre a antecipação do fim da vigência do acordo de layoff firmado no final de 2016.

Na época, a Embraer fez o acordo visando a preservação dos postos de trabalho, com o objetivo, segundo a empresa, de ajustar o ritmo do trabalho à queda da demanda global.

Fonte:  Larissa Muradi/MEON - 22/11/2017