Notícia - Montadoras reforçam produção com setor em alta

Diferentemente do que aconteceu em 2015 e 2016, as montadoras estão cortando folgas e reforçando suas linhas de produção neste fim de ano para atender à recuperação das vendas. Desde maio, a produção da indústria automobilística cresce, puxada tanto pela retomada da demanda interna, como das exportações. Por isso, a ordem é acelerar o ritmo nas linhas de montagem e reforçar os estoques.

A General Motors (GM) acaba de abrir o terceiro turno na sua fábrica de Gravataí (RS), onde fabrica o Onix, seu campeão de vendas. A montadora não vai parar este mês, e as férias coletivas de fim de ano foram transferidas para março.

Produção sobe 28,7%

A Volkswagen segue fórmula semelhante: iniciou já em novembro o terceiro turno em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), no ABC paulista, e só vai parar a unidade no recesso das festas de fim de ano. Em 2016, a unidade funcionou só uma semana em dezembro.

Até outubro, a indústria automobilística já havia produzido 2,24 milhões unidades, 28,7% a mais que o 1,74 milhão registrado no ano passado.

Depois de ter aberto o segundo turno, a japonesa Nissan já avalia a possibilidade de ter um terceiro ciclo de produção em sua fábrica de Resende, no Sul Fluminense. Desde novembro, os funcionários da unidade são convocados dois sábados por mês. E as linhas de montagem só vão parar para o Natal e Ano Novo.

Marco Silva, presidente da Nissan, diz que em janeiro a fábrica trabalhará com 100% das linhas tomadas, puxadas principalmente em função do sucesso das vendas do Kicks.

— Nosso plano de negócios prevê aumento de participação no mercado brasileiro e para isso, o terceiro turno é, sim, uma alternativa — diz Silva.

Na fábrica da Fiat-Chrysler (FCA) em Goiana (PE), desde outubro foi instituída a jornada aos sábados para atender à demanda pelos veículos da marca Jeep, modelo que vem puxando as vendas da montadora.

“Atualmente, são cerca de 20 mil funcionários e as horas extras nas fábricas estão sendo praticadas neste momento, enquanto observamos se a retomada do mercado é sustentável. É sinal positivo de que a queda parou e o mercado começa a reagir. Não há lay-off e estamos esperando que esses bons sinais do mercado se confirmem para ampliar o quadro de pessoal”, informou a empresa.

Fonte:  O Globo - 06/12/2017