Notícia - Licitação dos Transportes: Sindicato dos Motoristas prevê caos urbano em São Paulo

O presidente do Sindicato dos Motoristas, Valdevan Noventa, deve convocar o prefeito João Dória e o secretário de Transportes, Sérgio Avelleda, para uma reunião em caráter de urgência. Isso porque a Prefeitura pretende retirar mais de mil ônibus de circulação das ruas da cidade, o que pode acarretar um verdadeiro caos urbano, comprometendo o dia-a-dia de cerca de 2 milhões de usuários do transporte público e desempregando mais de 4 mil pessoas.

A publicação da minuta do edital de licitação do sistema de transporte coletivo foi realizada no último dia 21 de dezembro, pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMT), anunciando a brusca redução de veículos na maior cidade do país.

Para quem não sabe, atualmente a frota contratada é de 14.444 veículos, sendo que 8.477 do subsistema estrutural e 5967 do subsistema local. Já pelos editais, este número cai para 13.603 veículos, sendo 4.389 do subsistema estrutural e aumenta a frota do local: 9.214 ônibus, dos quais 5.856 ônibus no Grupo de Distribuição e 3.358 ônibus no Grupo de Articulação Regional.

“Isso causará um verdadeiro caos no dia-a-dia de São Paulo. Essa reorganização da rede de transporte não tem nenhum respaldo técnico que garanta a eficácia de sua implantação”, afirmou o presidente do sindicato.

Valdevan Noventa afirmou ainda que convocará uma reunião com o prefeito João Dória e o secretário de Transportes, Sérgio Avelleda, para discutir a reavaliação da proposta.“A posição da Prefeitura vai determinar ou não a mobilização da categoria para uma grande luta pela manutenção dos postos de trabalho. Queremos dialogar e convencer as autoridades que esse não é o melhor caminho, caso contrário, nenhum ônibus sairá das garagens”, concluiu o presidente.

Fonte:  Sindicato dos Condutores de São Paulo - 10/01/2018