Notícia - Trabalhadores terão banheiros públicos nos pontos finais e terminais de ônibus

Finalmente uma antiga reivindicação do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de São Paulo será atendida pela Prefeitura. “Os trabalhadores poderão contar com 400 banheiros públicos em pontos finais de ônibus. Há tempos o sindicato tem sinalizado essa necessidade às autoridades”, afirma o presidente da entidade, Valdevan Noventa. 

Essa reivindicação surgiu do trabalho dos saudosos dirigentes Maguila e Luciano que foram secretários de Saúde do Sindicato, entre 2004 e 2017, e encabeçaram a luta para que as empresas de ônibus e o Poder Público garantissem instalações sanitárias adequadas. para os trabalhadores do setor.  

“É inadmissível que em uma cidade como São Paulo, não sejam destinados locais adequados para que os operadores do transporte coletivo façam suas necessidades fisiológicas”, defende o presidente Valdevan Noventa. 

Agora, a pasta da Saúde está sob a responsabilidade do companheiro Valdemir de Jesus Santos, conhecido popularmente como “Mi”. Com o apoio dos cipeiros da categoria, o companheiro coordenou um levantamento técnico das condições sanitárias nos pontos e terminais de ônibus, que gerou um documento protocolado na Secretaria Municipal, em novembro/2017. 

Nos terminais que possuem instalações sanitárias são reservados alguns banheiros para os funcionários, já para os trabalhadores em transportes, a utilização do local era proibida. A regra mudou recentemente, após negociações entre o Sindicato dos Condutores/SP e a Secretaria Municipal de Transportes.  

A Prefeitura de São Paulo declarou que a cidade ganhará 400 banheiros públicos, sendo que parte deles será instalado em pontos finais de ônibus sem infraestrutura para os trabalhadores em transportes e passageiros, por meio do programa de concessão de espaço de publicidade à iniciativa privada. O sindicato está acompanhando de perto o desenrolar dessa história.


Fonte:  Sindicato dos Condutores de São Paulo - 19/01/2018


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.