Notícia - Pesquisa aponta que maioria de empresas metalúrgicas de Osasco e Região valorizam trabalhadores com deficiência

A ferida do preconceito está presente no mercado de trabalho que desvaloriza a mulher, reprova candidatos em função de sua aparência ou não contrata pessoas com deficiência, por considerá-las improdutivas.

Um sinal de enfrentamento desta situação foi divulgado na televisão em outubro de 2003, quando a então Subdelegada do Trabalho de Osasco, Lucíola Rodrigues Jaime, em depoimento ao Teleton (SBT) declarou: “...Antes as empresas tinham receio de contratar as pessoas com deficiência, delas não se adequarem ao ambiente de trabalho, dele não ser bem recebido pelos colegas de trabalho e, hoje, a mentalidade aqui mudou, sabe. Eles estão vendo que é possível, que é bom e as próprias empresas estão fazendo treinamentos com seus próprios empregados para que eles tenham um bom entrosamento com as pessoas com deficiência...”. O seu recado foi visto por muita gente e incorporado de forma especial no setor metalúrgico, que apresentará nova pesquisa neste mês. Nesta edição será possível conferir que mais da metade das empresas já cumprem a lei, enquanto casos isolados só se preocuparão em fazer as contratações se o fiscal aparecer lá.

Detalhe: a campeã de contratações tem cota de 2% para cumprir mas quase 7% de seu quadro funcional é composto por trabalhadores com deficiência.

A pesquisa analisa a presença de trabalhadores com deficiência por ramos de atividades na metalurgia, por tamanho dos estabelecimentos, nas matrizes e filiais, por tipo de deficiência e por localização microrregional. Aponta também alguns efeitos da crise econômica sobre os empregos formais em várias empresas pesquisadas.

A apresentação acontece no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região
•    Dia: 23/02/2018
•    Horário: 9h00 às 11h00
•    Endereço: Rua Erasmo Braga, 307 – Presidente Altino – Osasco – SP (Próximo à estação Osasco da CPTM).
Inscrições gratuitas podem ser feitas até 20/02/2018 pelos e-mails ecidadania@ecidadania.org.br ou celia.assessoria@sindmetal.org.br

Curso online sobre Contratação de Pessoas com Deficiência e Gestão Inclusiva

A Santa Causa lançou recentemente o curso online "Contratação de Pessoas com Deficiência e Gestão Inclusiva" e propôs uma parceria com Espaço da Cidadania oferecendo bolsa de 50% de desconto para os parceiros da inclusão, participantes das ações do Espaço.
São 3 módulos com 21 aulas, vídeos, quizzes e muitos materiais de referência nos temas: Profissional com Deficiência, Acessibilidade e

Programa de Inclusão.
Ao se inscrever, você tem acesso ilimitado ao curso, que é 100% online, e pode acessá-lo pelo computador e por smartphone a qualquer momento.

O desconto para o curso é válido até dia 02/03/2018 e pode ser acessado através deste link com o código de desconto do Espaço da Cidadania:

Esperamos que todos e todas possam aproveitar a oportunidade! Em caso de dúvida, entre em contato com a equipe da Santa Causa pelo e-mail stacausa@stacausa.com.br

Fonte:  Espaço da Cidadania - 09/02/2018