Notícia - Fepospetro anuncia nova fase da campanha em parceria com o MPT sobre o benzeno e a saúde dos frentistas

Finalizadas as instalações de mais de uma dezena de outdoors nas principais rodovias do Estado de São Paulo, a campanha “ Benzeno não é flor que se cheira” entra na fase de produção das cem mil cartilhas, direcionadas aos trabalhadores, contendo orientação quanto aos riscos, efeitos sobre a saúde e estratégias de prevenção ao benzeno, um dos componentes dos combustíveis e a que cuja exposição está associado o surgimento de diversas doenças entre as quais câncer.

Resultado de acordo firmado em agosto de 2017 entre a Procuradoria do Trabalho de Bauru – SP e a Federação Estadual dos Frentistas – Fepospetro, a campanha “ Benzeno não é flor que se cheira” envolve quinze meses de duração e os dezesseis sindicatos dos frentistas existentes no Estado, que congrega, aproximadamente, cem mil trabalhadores de mais de nove mil postos de combustíveis.

As ações que precederam a conclusão desta que é a segunda etapa da campanha foram o seu lançamento, acompanhado da realização de um Seminário, promovidos ambos no Sinpospetro de Campinas/SP. Marcará a terceira e última etapa da campanha a atividade – que ficará a cargo dos sindicatos – de distribuição nas bases das cem mil cartilha intituladas “ Benzeno é veneno”.

O conteúdo do material em produção, conforme afirma Luiz Arraes, presidente da Fepospetro, engloba as mudanças advindas do Anexo 2 da Norma Regulamentadora 9, em vigor desde setembro de 2017, além de outras informações como a participação decisiva dos frentistas de São Paulo na recém aprovada Lei 16.656 /2018, de autoria do Deputado Marcos Martins (PT), destinada a proteger trabalhadores e consumidores ao proibir, em todo o Estado de SP, a prática de abastecimento de tanques veiculares após o desarme do sistema automático das bombas de combustível.

Reunião: Na próxima quinta-feira (22) uma reunião da Fepospetro com dirigentes frentistas de São Paulo agendada para as 13 horas no Sinpospetro de Osasco/SP, debaterá, além da prestação de contas da campanha, os possíveis efeitos da conjuntura econômica e social do país sobre o ambiente das Negociação Coletivas dos Frentistas do Estado de SP cuja primeira rodada de discussão acontece no próximo dia 28, às 14 horas, no Sincopetro (patronal), na rua Atibaia, n° 282, no bairro Perdizes em São Paulo.

Fonte:  Assessoria de imprensa da Fepospetro - 19/02/2018