Notícia - Uber inicia teste de novo serviço com bicicletas elétricas

É Uber, mas para bicicleta.

Pela primeira vez em sua história, a empresa passou a oferecer corridas em outra coisa que não carros. Alguns usuários em San Francisco já podem reservar bicicletas elétricas com pedais auxiliares, por meio de seu app.

A ideia é que as pessoas vejam as bikes como alternativa mais fácil e barata de transporte --o que não requer muita imaginação, para qualquer pessoa que já tenha ficado presa no congestionamento das noites de sexta-feira em San Francisco.

A Uber não vai fornecer as bicicletas. Trabalha com o Jump Bikes, serviço de bicicletas compartilhadas que obteve licença em janeiro para colocar 250 bikes motorizadas --que tornam mais fácil encarar as colinas de San Francisco-- em operação em diversos lugares da cidade.

"Estamos empolgados quanto ao futuro das bicicletas compartilhadas no app da Uber, e esse é o primeiro passo", disse Andrew Salzberg, diretor de política e pesquisa de transporte na empresa.

O programa-piloto serve como nova indicação da ambição da Uber de ir além de suas origens como serviço de carros. A empresa também trabalha em caminhões autoguiados e expande agressivamente suas operações no mercado de entrega de comida, com a Uber Eats.

A Uber afirmou ter visto a bicicleta como mais uma opção para os passageiros --além dos serviços de carpooling [percursos compartilhados para o trabalho e escola] e das corridas nos serviços Uber X, mais barato, ou Uber Black, mais caro.

A companhia não confirmou se o teste em San Francisco serve como prelúdio à oferta do serviço de bicicletas em outras cidades.

Diferentemente de serviços como o Ford GoBikes, disponível na região da baía de San Francisco, e do Citi Bikes, de Nova York, que têm locais designados para que os usuários apanhem e deixem as bicicletas, no caso do Jump Bikes elas são deixadas na calçada --presas a um suporte público de bicicletas ou, no mínimo, em lugar que não atrapalhe os pedestres.

O usuário da Uber pode reservar a bicicleta, pagando US$ 2 pelos primeiros 30 minutos e um preço adicional por minuto.

A Uber vai permitir que outros usuários entrem em uma lista de espera para acesso ao serviço. A companhia disse que a expectativa é a atender a "milhares" de pessoas.

Fonte:  Folha de S.Paulo - 19/02/2018