Notícia - Plenária Sudeste I define ações do Dia do Basta e mobilização em 15 de agosto

Dirigentes e militantes de entidades CUTistas de Minas Gerais e Espírito Santo participaram, nesta quinta-feira (19), da "Plenária Interestadual Sudeste I", na Escola Sindical 7 de Outubro, em Belo Horizonte. Na pauta, a organização do "Dia Nacional do Basta", em 10 de agosto, e novas estratégias para dar continuidade às ações Lula Livre, além de uma grande mobilização em Brasília para garantir o registro da candidatura do ex-presidente no dia 15 de agosto. 

Para a construção do 10 de agosto, foram definidos encaminhamentos para mobilizar as bases CUTistas e ficou definido que as entidades vão se unir às outras centrais em um grande ato pela manhã, com local ainda a ser definido. Os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios anunciaram greve nacional a partir do dia 8 e os grevistas reforçarão os protestos do dia 10. Também foi lançada, na Plenária, a Plataforma da CUT para as eleições 2018.

Para o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, o grande desafio é derrotar o golpe e, para isso, é fundamental eleger o ex-presidente Lula, candidato mais preparado e comprometido com as pautas da classe trabalhadora, a começar pela revogação das medidas do governo golpista e ilegítimo de Michel Temer (MDB-SP).

“O Dia do Basta é fundamental para denunciarmos os retrocessos promovidos pelo golpe e mostrar para a população que eleger Lula é um caminho para a saída da crise. Lula está preso há mais de 100 dias e, mesmo assim, lidera todas as pesquisas. Temos de fazer esta disputa, dialogar com a população. Dia 10 está logo ali e precisamos fazer um grande trabalho de base", diz o dirigente.

Segundo Sérgio, o povo está começando a perceber os efeitos do golpe e é fundamental aproveitar esse momento para dialogar com as trabalhadoras e trabalhadores. "Disseram que bastava tirar a Dilma e fazer a reforma trabalhista para o emprego melhorar. Isso não aconteceu. O desemprego já bateu em todas as portas. Em São Paulo é visível o número crescente de famílias inteiras dormindo nas calçadas. A pobreza está chegando.”

Organização e mobilização

O secretário-geral da CUT/MG, Jairo Nogueira Filho, além de enfatizar a participação da estadual na mobilização do dia 10 de agosto, garantiu a participação dos trabalhadores e trabalhadoras de Minas Gerais em Brasília, no registro da candidatura de Lula no dia 15 de agosto, quando se espera reunir cerca 100 mil pessoas em Brasília.

"Minas Gerais terá uma caravana e estaremos presentes no grande ato em defesa da democracia. Serrá o início de um movimento para mudar o país. Nós vamos comprovar nossa capacidade de luta, nossa força e a nossa união”, destacou.

Já a secretária de Comunicação da CUT/MG, Rosângela Costa, falou da importância de ocupar as ruas a partir da próxima semana para conversar com as pessoas e entregar e mobilizar o povo para o dia 10 de agosto. "A população precisa entender que é basta de crise, basta de congelamento de salário, basta de desemprego, basta de privatização, basta de entrega do patrimônio do povo. Se os trabalhadores e trabalhadoras não entrarem nesta luta, a reforma da Previdência vai passar”, afirmou.

Participaram também da "Plenária Interestadual Sudeste I" o dirigente executivo nacional da CUT, Milton dos Santos Rezende; Silvio Netto, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); a pré-candidata a deputada federal Cristina del Papa, coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes) e licenciada da Diretoria da CUT/MG; e o diretor licenciado do Sinpro-JF, Roberto Cupolillo, pré-candidato a deputado estadual.


Fonte:  Redação CUT - 20/07/2018


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.