Notícia - Ministério inaugura salas para cadastro de venezuelanos no Emprega Brasil

O Ministério do Trabalho (MTb) iniciou neste mês o atendimento nas Salas MTb do abrigo Rondon 2 e do Posto de Triagem (PTRIG), em Boa Vista (RR), no âmbito da Operação Acolhida, que recebe imigrantes venezuelanos. O objetivo, em um primeiro momento, é atender os abrigados para o cadastramento no Portal Emprega Brasil, estendendo depois para a realização dos cursos oferecidos gratuitamente na modalidade ensino à distância pela Escola do Trabalhador.

As salas foram inauguradas no dia 1º de novembro, em parceria do MTb com a Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) de Roraima e com o Exército brasileiro. “Por meio deste serviço, o trabalhador tem a possibilidade de realizar seu registro de trabalho, emitir sua carteira, buscar uma nova oportunidade de emprego por meio do Sine e se reinserir no mercado de trabalho”, diz o chefe da Seção de Emprego e Salário da Superintendência Regional do Trabalho em Roraima (SRT-RR), Péricles Pedro Ferreira dos Santos.

Trabalho decente - Com o cadastro no Emprega Brasil, os trabalhadores venezuelanos terão acesso a políticas e ações de emprego para ajudá-los na busca ou preservação do trabalho decente, com qualidade e garantias trabalhistas e previdenciárias. Para as empresas, estão disponíveis aplicações que possibilitam o encontro mais rápido do trabalhador desejado, além de auxiliá-las no atendimento das disposições trabalhistas.

Além das duas salas inauguradas este mês, o Ministério do Trabalho conta com cinco unidades de atendimento para emissão de carteira de trabalho, em Roraima – uma na sede da Superintendência e uma no posto de atendimento no PTRIG, em Boa Vista; e três agências de atendimento, nos municípios de Caracaraí, Rorainópolis e São Luiz. Em Boa Vista, há também uma unidade do Sine gerida pelo governo do estado por meio de convênio com a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE) do Ministério do Trabalho.


Fonte:  ministério do trabalho - 14/11/2018


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.