Notícia - Trabalhadores na Volks estão mobilizados em defesa da aposentadoria

Mobilizados contra a proposta de reforma da Previdência, os trabalhadores na Volks, em São Bernardo, aprovaram ontem fazer a luta que for necessária na defesa da aposentadoria. Todos os trabalhadores estão convocados para o ato amanhã, Dia Nacional de Luta.

“Isso não é reforma, é colocar cada um trabalhando pelo resto da vida. E não se resolve em um dia, temos que manter acessa a luta constante contra a reforma da Previdência, com atos, manifestações, greve geral”, chamou o presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.

“O acordo que temos na Volks de garantia de emprego até a aposentadoria depende também se a legislação não for alterada. Uma coisa é ficar até 50 e poucos anos para aguentar o ‘linhão’, pintura, armação, prensas, ferramentaria. Outra é, quem aguenta até os 65 anos?”, questionou.

Wagnão explicou que a reforma atinge todas as pessoas, desde o jovem até quem está para se aposentar. “Mesmo quem se aposentar agora, será atingido, já que quem deveria financiar a sua aposentadoria estará no regime de capitalização. E o jovem não pode ser iludido de que poderá investir como quiser. O dinheiro será descontado do seu salário e depositado em uma conta que não terá acesso, como é o FGTS”, alertou.

Além disso, o presidente reforçou que a proposta do governo acaba com a aposentadoria especial ao estabelecer idade mínima.

FICA FORD

Solidários aos companheiros na Ford, os trabalhadores estenderam uma faixa em apoio à luta em defesa dos empregos e do #FicaFord.

“Essa luta é de todos nós. Fazemos parte do mesmo setor e isso pode afetar a vida de cada um. Em 2005 e 2006, a luta era pelo ‘fica Volks’, com a solidariedade de toda a categoria”, lembrou.

NOVO MODELO

Para adaptar a linha de produção com a chegada do novo modelo, o CUV (veículo utilitário compacto), 4.500 trabalhadores entram em férias coletivas a partir de segunda, dia 25, com retorno em 8 de abril, parada que já estava prevista no acordo negociado pelo Sindicato em 2016.

O coordenador-geral da representação na Volks, Wagner Lima, ressaltou a importância do acordo de futuro para a vinda de investimentos e novos modelos para a planta, onde hoje são produzidos Polo, Virtus e Saveiro.

“Ao garantir a produção na capacidade máxima, o acordo valoriza a manutenção dos empregos. Se algum modelo registrar queda nas vendas, o novo modelo conseguirá equilibrar a produção”, afirmou.

Na assembleia, os trabalhadores na Volks também aprovaram a renovação do acordo de Jornada Flexível de Trabalho (Flextime), Regime de Trabalho 6x2, Monitores e a doação para o projeto “Uma Hora para o Futuro”.

SOLIDARIEDADE

Os trabalhadores na Volks participam da campanha de arrecadação para os atingidos pelas fortes chuvas na região, com doações de alimentos, roupas, água e produtos de limpeza. O Sindicato realiza a arrecadação até amanhã na Sede e nas Regionais Diadema e Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Formação na Ferramentaria

A formação de base da ferramentaria na Volks entrou na reta final ontem com uma turma de 35 jovens da Ala 8. Segundo o secretário de Formação da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, e CSE na Volks, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, responsável pela iniciativa, no total 136 novos ferramenteiros, que entraram logo após o acordo de investimentos na área em 2012, passarão pelo curso.

Entre os temas abordados estão reforma Trabalhista, Terceirização, Indústria 4.0, soberania nacional e reforma da Previdência.

“Estamos mostrando para eles que é preciso ter um olhar diferenciado, principalmente nesse momento de grande discussão que é a reforma da Previdência. É um diagnóstico de como está a vida desse jovem diante desse cenário dentro da fábrica, mas pensando a sociedade como um todo e chamando a atenção para a importância da organização no local de trabalho”.

Fonte:  Abc - 21/03/2019