Notícia - Bancários participam do Dia Nacional de Greve Pela Educação

Bancários participaram do Dia Nacional de Greve Pela Educação, que acontece nesta quarta-feira (15).  A categoria se uniu aos trabalhadores e trabalhadoras da educação para protestar contra o corte de 30% nos investimentos para a educação, anunciado pelo ministro da Educação Abraham Weintraub. A paralisação também ganhou apoio popular e contou com a adesão de estudantes e trabalhadores de outras categorias

A população foi às ruas com faixas e cartazes em protesto: “Ou param com os cortes, ou paramos o Brasil”. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), mais de um milhão de pessoas participaram das manifestações na manhã desta quarta.

Heleno Araújo, presidente da CNTE, reforça que educação pública e de qualidade é direito de todos e os cortes de recursos vão sucatear as instituições ‘empurrando’ alunos às universidades pagas. “Vai onerar as famílias. Se a universidade deixa de ser pública, quem tem dinheiro é que poder estudar”, disse. 

Além de impedir a realização de serviços básicos, como abastecimento de água, energia elétrica, limpeza e segurança, o corte da verba para a educação impossibilita o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.  Uma nota divulgada pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) destacou a importância do investimento em educação para a inovação e desenvolvimento do país. De acordo com o texto, “Cerca de 95% da produção científica brasileira é feita em universidades públicas e por institutos de pesquisa, federais ou estaduais. Estas pesquisas produzem inovação e formam quadros de profissionais capazes de inovar e de desenvolver o País. ” 
A nota diz ainda que, “no Brasil, como em todos os países desenvolvidos, a pesquisa nas universidades é financiada majoritariamente pelo governo. Agências públicas federais de fomento que integram o sistema nacional de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação) são fundamentais para o funcionamento das universidades, que dependem desses recursos para financiar suas linhas de pesquisa. Interromper o fluxo de recursos para estas instituições constitui um equívoco estratégico que impedirá o País de enfrentar e resolver os grandes desafios sociais e econômicos do Brasil. ”

Esquenta para a Greve Geral

A paralisação dos trabalhadores da educação é um esquenta para a Greve Geral, que acontecerá no dia 14 de junho, contra a proposta de Reforma da Previdência, que decretará o fim da aposentadoria.


Fonte:  Contraf-CUT - 15/05/2019


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.