Notícia - Sindicato comemora 86 anos e homenageia maitre histórico

Uma homenagem repleta de emoção e simbolismo. Assim foi a cerimônia na noite desta quarta, dia 10, em nossa sede, para marcar os 86 anos de fundação do nosso Sindicato. Diretores, funcionários da casa, familiares e sindicalistas prestigiaram a homenagem a Ático Alves de Souza, de 92 anos, em atividade até hoje, uma lenda no setor da gastronomia nacional

Ele recebeu do Sinthoresp o prêmio Voo de Gaivotas, a mais alta condecoração da entidade, já concedida a ministros de Estado e a personalidades do mundo jurídico e sindical.

Com a esposa Dolores, a filha Carmem e a neta Ana Paula, o sr. Ático, maitre no Parigi, Itaim Bibi, SP, ouviu elogios e agradecimentos de antigos companheiros de trabalho, que saudaram seu profissionalismo e exaltaram o caráter do baiano de Monte Santo, que chegou da Bahia em 1949 e galgou todos os degraus da profissão.

Humilde e afável, o maitre que serviu todos os presidentes da República – de Getúlio a Lula – agradeceu, comovido, as homenagens. Para nosso presidente, Francisco Calasans Lacerda, a solenidade era não só para o profissional, mas também ao homem cujos exemplo e retidão o transformaram num símbolo dentro da nossa categoria profissional.

Calasans lembrou que o homenageado já presidiu o Conselho de Ética do Sinthoresp, onde atuou com esmero. Nosso presidente contou que “as gaivotas voam sempre a determinada altura e em harmonia”, fazendo um paralelo com a carreira vitoriosa do sr. Ático, que, em seu trabalho, sempre se conduziu com elegância e espírito de equipe.

Gratidão – Em sua breve fala, devido à forte emoção, o companheiro Ático agradeceu a homenagem e relembrou com carinho do apoio que recebeu de Fabrizio Guzzoni, fundador da rede Ca’d’Oro, da família Fazano e de seus clientes. “Eu não estudei, pois não havia escola na minha região. Mas, quando vim pra São Paulo, tudo o que aprendi foi pelo ensino que tive nos restaurantes em que trabalhei e pela minha clientela”, disse.

Coquetel – A cerimônia foi encerrada com um breve coquetel, bolo pelos 86 anos do Sinthoresp e vivas ao Sindicato e para o homenageado.

Mais – Nosso site e redes sociais publicarão mais notícias sobre a comemoração dos 86 anos do Sinthoresp, além de entrevistas com participantes da cerimônia.

Youtube – Recente entrevista do sr. Ático Alves de Souza, concedida ao Programa de TV do Sinthoresp, pode ser assistida em nosso Canal no YouTube. Vale a pena.

Fonte:  Sinthoresp - 11/07/2019