Notícia - Governo anunciará a privatização dos Correios

O presidente da República, Jair Bolsonaro falou hoje que 17 empresas estatais poderão ser privatizadas, uma delas os Correios. Isso faz parte de um pacote de empresas que o Ministério da Economia de Paulo Guedes.

"A lista do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para o processo de privatização começa pelos Correios, o resto não lembro de cabeça", afirmou Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada.

Os Correios foram criados ainda no Brasil Colônio, em 1663, a empresa atende a todos os municípios, que são mais de 5.500.

As tentativas e privatização dos Correios não é de hoje. Recentemente uma audiência Pública foi realizada no Congresso Nacional e foi duramente criticado diante da eminência da privatização.

“Não tem lógica falar em privatização dos Correios”, disse o presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios (Findect), José Aparecido Gimenes Gandara. “Temos 100 mil empregados, já saíram da empresa outros 29 mil. A privatização esconde interesse de exploradores do povo brasileiro. Temos 50 mil carteiros para atender todo o Brasil, que trabalham de forma sobrecarregada”, falou Gandara.

Se o governo decidir privatizar o Correio, será necessário, apreciação do Congresso Nacional. A empresa tem o monopólio dos serviços postais e do correio aéreo nacional (serviço postal Militar) que são assegurados pela constituição.

Como é uma alteração na Constituição, é necessário o apoio de três quintos dos parlamentares em dois turnos de votação.

A lista

Além dos Correios, outras 16 empresas estarão no pacote de privatizações. Confira abaixo quais são:

• Emgea (Empresa Gestora de Ativos);
  • ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias);
  • Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados);
  • Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social);
  • Casa da Moeda;
  • Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo);
  • Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais);
  • CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos);
  • Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.);
  • Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo);
  •  EBC (Empresa Brasil de Comunicação);
  • Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada);
  • Telebrás
  • Correios
  • Eletrobrás
  • Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva);
  • Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).

A confirmação sobre as possíveis privatizações será decidida hoje em reunião da PPI.

Fonte:  Redação Mundo Sindical - 21/08/2019