Notícia - Dirigentes sindicais do Ceará conquistam espaços em Câmaras e Prefeituras

Os trabalhadores e trabalhadoras cearenses conquistaram importantes vitórias nas eleições municipais deste domingo (15). Com o apoio da CUT Ceará e entidades filiadas, diversos sindicalistas foram eleitos para o executivo e para o legislativo.

De acordo com levantamento parcial da Centra Única, 20 sindicalistas conquistaram vagas nas Câmaras Municipais cearenses. Entre os novos parlamentares está o agricultor familiar e secretário de mobilização e relações com os movimentos sociais da CUT-CE, Alan Robson Ricardo Alves, 34 anos, eleito o vereador mais votado do Partido dos Trabalhadores (PT) no município de Icó, localizado na Região Centro Sul do Ceará, com 618 votos.

“Sinto-me preparado para representar a juventude do meu município e a agricultura familiar na Câmara Municipal de Icó.  Iniciei minha vida sindical e política como delegado de base no sindicato da minha categoria e hoje estou como diretor da CUT. Essa experiência com certeza será um norte para a minha atuação no parlamento. O nosso mandato com certeza estará comprometido com as pautas da classe trabalhadora”, disse Alan Robson, ao afirmar que vai lutar por melhores oportunidades para a juventude e para os trabalhadores no legislativo de Icó.

 

O levantamento da CUT também aponta que três dirigentes sindicais colocaram seus nomes em disputa e foram eleitos prefeito e vice-prefeitos dos seus municípios. Entre os eleitos está Iris Maria Cruz de Lima, 35 anos, jovem, agricultora familiar e coordenadora da Fetraece na Região do Vale do Curu e Baixo Acaraú, eleita a primeira mulher prefeita do município de Apuiarés, localizado a 120 km de Fortaleza. Íris (PT) recebeu 4.892 votos (51,04%), 200 a mais do que a segunda colocada, Ana Rufino (PSB).

A prefeita eleita se dedica ao movimento sindical há mais de 10 anos e afirma que nunca se imaginou ocupando espaço na política partidária. Disse que aceitou o desafio de ser candidata para reacender a esperança da população de Apuiarés a partir de uma construção coletiva e do chamado da classe trabalhadora.

“Sou muito agradecida pela experiência que o movimento sindical me trouxe e por todas as oportunidades de formação. Não tenho dúvida que todas essas oportunidades me encorajaram e me empoderaram bastante para que eu aceitasse esse grande desafio de disputar a prefeitura do meu município. Tenho certeza que faremos uma gestão modelo em Apuiarés, uma administração com a presença muito forte da classe trabalhadora, comprometida com os interesses coletivos da população, extremamente responsável e transparente”, reafirmou Iris Maria, ao destacar que sua eleição rompeu um ciclo de poder que se revezava na Prefeitura há pelo menos 30 anos.

Para o presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, a eleição de dirigentes sindicais para o executivo e para o legislativo representa uma grande conquista para os trabalhadores e trabalhadoras, porque são pessoas comprometidas com as pautas históricas defendidas pela CUT, federações e sindicatos.

“Não tenho dúvida que esses novos prefeitos, vices e vereadores continuarão comprometidos com as pautas da classe trabalhadora e com aqueles que mais precisam. Com certeza estaremos juntos em defesa de uma cidade, de um estado e de um país mais justo, igualitário e sem fascistas no poder”, disse o presidente da CUT-CE, ao reforçar que a luta em defesa da democracia continua e contra candidatos apoiados por Jair Bolsonaro continua nos municípios que disputarão segundo turno, no dia 29 de novembro.

 

Veja abaixo a lista dos dirigentes sindicais eleitos em 2020:

 

Nome

Município

Partido

Cargo

Categoria

Ailton Sampaio da Costa

Ipueiras

PT

Vereador

Professor

Alan Robson Ricardo Alves

Icó

PT

Vereador

Agricultor

Antério Fernandes Moreira

Tabuleiro do Norte

PT

Vereador

Agricultor

Antonia Claudino Silva Gomes (Dedé do sindicato

Monsenhor Tabosa

PSDB

Vereadora

Servidora municipal

Antonio Candido Neto

Tarrafas

PDT

Vereador

Servidor

Antonio Francisco dos Santos (Tõe)

Jardim

PSB

Vereador

Agricultor

Antônio Gleudson Gurgel Candido

Iracema

PT

Vereador

Agricultor

Auricelio Teixeira Lima

Jaguaribe

PSD

Vereador

Agricultor

Ciete Bezerra Alves

Várzea Alegre

PT

Vereadora

Agricultora

Eduardo Honorato Paulo

Missão Velha

PDT

Vereador

Agricultor

Emanuel de Morais Siqueira

Viçosa do Ceará

PDT

Vereador

Agricultor

Francieudo Barbosa Nunes

Orós

PT

Vereador

Agricultor

Francisco Antonio Marques de Sousa (COCA)

Nova Russas

PP

Vereador

Professor

Francisco Djalma Soares de Paiva

Ereré

PDT

Vereador

Servidor

Francisco Valdeny Araujo dos Santos

Apuiarés

PT

Vice-prefeito

Professor

Iris Maria Cruz de Lima

Apuiarés

PT

Prefeita

Agricultora

Ivancelio Moreira Canuto

Senador Pompeu

PT

Vereador

Agricultor

Jose Ivan Araújo

Morrinhos

REP

Vereador

Agricultor

Lucimar Bernardo Fernandes (Nininha do sindicato)

Aurora

PSD

Vereadora

Professora

Natalicia de Jesus Souza Brito

Jijoca de Jericoacoara

PT

Vice-prefeira

Agricultora

Nelço Rodrigues Candido Filho

Orós

PP

Vereador

Servidor

Raimundo Carneiro Portela

Sobral

PT

Vereador

Agricultor

Severina Berto da Silva

Baixio

PT

Vereadora

Agricultora

 

 

 


Fonte:   Tarcísio Aquino/CUT-CE - 19/11/2020


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.