Notícia - Jornal do Engenheiro comemora 40 anos e volta em formato digital

O Jornal do Engenheiro teve sua primeira edição em janeiro de 1981, ainda intitulado JOSE – Jornal do Sindicato dos Engenheiros. Neste mês, completa, portanto, 40 anos. Ao longo dessas décadas, a publicação se manteve viva e foi sendo aprimorada pelas diretorias e equipes de comunicação que se seguiram. Na comemoração deste quadragésimo aniversário, entra no ar a edição nº 538, que inaugura o formato exclusivamente digital do JE. 

A novidade marca ainda a retomada da publicação, interrompida no ano passado devido à pandemia do novo coronavírus. No início de março de 2020, havia circulado a edição 537 do JE, dando sequência à série prevista para o ano eleitoral sobre as demandas da cidade de São Paulo. Em meados do mês, a Covid-19 já havia registrado a primeira vítima em São Paulo e o distanciamento social se impunha como forma de prevenir a contaminação. Frente a essa situação, a produção da publicação impressa, que demandaria deslocamentos e contato físico, foi considerada inviável e a direção do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) tomou a decisão de suspendê-la temporariamente.

Enquanto isso, os esforços da Comunicação da entidade voltaram-se à produção de conteúdos de qualidade, para o portal e redes sociais, que contribuíssem com a disseminação de informações corretas sobre o tema que desde então concentra as atenções de todos. Na pauta, o papel da engenharia, ciência e tecnologia na prevenção, diagnóstico e tratamento da Covid-19 e prestação de serviço de utilidade pública. Profícuo, o empenho rendeu, entre inúmeras matérias, a divulgação do ventilador pulmonar Inspire, desenvolvido na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), e uma série abrangente sobre as vacinas em desenvolvimento e teste no Brasil, publicada em setembro último. 

Sem que o País conseguisse controlar o alastramento do coronavírus, os períodos de quarentena e restrições às diversas atividades foram se sucedendo, adiando o retorno do Jornal do Engenheiro nos moldes antigos. Simultaneamente, a dinâmica digital foi acelerada e passou a se impor também para a ideia de retomada da publicação, que agora reestreia. 

Clique aqui e confira a edição comemorativa dos 40 anos Jornal do Engenheiro

 


Fonte:  Sindicato dos Engenheiros de São Paulo - 12/01/2021


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.