Notícia - Diretor do Sindicato assume a presidência da Agência de Desenvolvimento de olho no futuro

O diretor executivo dos Metalúrgicos do ABC e presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, assumiu ontem a presidência da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC.

A posse foi realizada em reunião na sede do Consórcio Intermunicipal, em Santo André, após o ex-presidente e ex-prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, deixar o cargo. Aroaldo, antes vice-presidente da Agência, agora assume a responsabilidade da gestão da entidade até abril de 2022.

Na cerimônia de posse, destacou a importância da Agência para a articulação regional e lembrou que ela precisa se modernizar para dar conta dos desafios futuros. Pensando nessa adequação às novas demandas do mercado, sugeriu a inclusão da palavra ‘inovação’ ao nome da instituição: Agência de Desenvolvimento Econômico e Inovação do ABC.

“Precisamos dar o salto tecnológico aqui na região. Estamos em meio a grandes transformações, uma nova revolução industrial e tecnológica. A pandemia acelerou o desenvolvimento de diversas tecnologias e também a reorganização das cadeias de valor, a região precisa estar inserida nessas cadeias de valor, se aproximar dessas tecnologias e dar o salto necessário. O ABC é um dos motores econômicos do Estado de São Paulo e do Brasil, mas precisa ser também o da inovação.”

Aroaldo destacou o fato de um representante dos Metalúrgicos do ABC estar novamente à frente da entidade. O então presidente do Sindicato, Rafael Marques, foi o primeiro sindicalista a assumir o cargo, de 2013 a 2015. 

“Mostra a maturidade dos trabalhadores da região em discutir quais são os caminhos para o futuro. São os trabalhadores chamando para si essa responsabilidade e, por consequência, mostrando que estão preparados para fazer esse debate”.

Planejamento a longo prazo

O dirigente também ressaltou que é preciso fazer um planejamento de longo prazo para as próximas décadas, de 2030 e 2040.

“Esse planejamento é necessário porque as transformações que ocorrerem nesta década e na próxima vão sinalizar em qual posição do desenvolvimento econômico ou tecnológico a região estará no próximo século”.

Pandemia

A avalição do presidente é que será necessária uma grande articulação para ajudar a região a se reerguer e retomar suas atividades econômicas severamente prejudicadas pela pandemia de coronavírus.

“Esta crise sanitária, social e econômica que estamos vivenciando é ainda mais forte aqui na região. A Agência vai ter que olhar para essa crise e junto com o Consórcio dos prefeitos tentar achar as alternativas para se recuperar e criar oportunidades de trabalho e renda”.

A Agência

Criada em outubro de 1998, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC busca unir as forças públicas e privadas para promover o desenvolvimento econômico da região.

Integram a Agência o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, representando as sete prefeituras, os principais sindicatos, universidades, o Polo Petroquímico e associações comerciais da região.

 

 


Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos do ABC / Foto: Adonis Guerra - 14/05/2021


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.