Notícia - Engenheiros de SP abrem quinta a campanha salarial

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) realiza quinta, 27, a partir das 16 horas, o XXII Seminário de abertura das Campanhas Salariais dos profissionais da Engenharia. No auditório da entidade, à Rua Genebra, 25, Bela Vista, São Paulo.

Tradição do Sindicato, o evento é promovido anualmente desde 2001. Participam dirigentes sindicais, assessores, consultores e representantes de empresas ou de entidade patronal.

Cerca de 105 mil profissionais são abrangidos pelas negociações junto a mais de 30 empresas ou entidades que as representam. Embraer, Sabesp, Cetesb, Metrô, setor energético e de transporte, além de outras ligadas à indústria, engenharia consultiva e comércio.

Segundo Murilo Pinheiro, presidente do Seesp, o Seminário visa reforçar a negociação coletiva na busca por acordos e Convenções que beneficiem trabalhadores, a partir do diálogo. 

“Também é oportunidade pra se conhecer mais amplamente o panorama geral dos diversos setores e fazer ver às companhias a importância dos profissionais e de sua valorização a fim de que os melhores resultados sejam alcançados”, afirma o presidente.

Pauta - Nesta campanha, o Sindicato vai se empenhar na negociação pela reposição das perdas salariais, obter ganhos reais e assegurar a efetiva aplicação do Piso do Engenheiro, em vigor desde 1966.

A Lei 4.950-A, de 1966, que garante o Piso, teve a constitucionalidade reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal em 2022.  “A mesma decisão, contudo, interrompeu o processo de atualização automática pelo salário mínimo. Isso torna crucial que os acordos prevejam o reajuste devido pra evitar a desvalorização da base de remuneração dos engenheiros”, argumenta Murilo Pinheiro.


Fonte:  Agência Sindical - 25/04/2023


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.