Notícia - Metalúrgicos ABC: Mobilização e luta garantem acordos com aumento real de salário

O Sindicato já garantiu acordos de Campanha Salarial a cerca de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras na base. Sem acordo com as bancadas patronais, foi aprovada em Assembleia Geral no dia 17 de outubro a negociação por empresas para garantir o reajuste salarial de 6,14%, correspondentes a 4,06% de reposição da inflação mais 2% de aumento real. Os coordenadores fizeram um balanço de como estão as tratativas.

O coordenador da Regional Diadema, Antonio Claudiano da Silva, o Da Lua, destacou a importância da assinatura dos acordos por empresas para garantir o aumento real e as cláusulas sociais para a base. “Já temos muitos acordos assinados, outros restando assinatura e a direção, juntamente com a nossa assessoria, a cada dia vem negociando com as demais empresas que ainda não chegaram ao mesmo índice que tiramos como meta”.

“E também temos a assinatura das cláusulas sociais, garantindo assim todos os direitos contidos nas Convenções Coletivas já existentes nos diversos grupos patronais com a FEM-CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT). A luta continua para que possamos atingir toda a base metalúrgica do ABC”.

O coordenador de São Bernardo, Jonas Brito, reforçou que o Sindicato tem conseguido avançar nas negociações. “Temos uma quantidade significativa de acordos, contemplando grande parte da nossa categoria. Isso é muito positivo porque traz ganho real para o bolso dos trabalhadores. Entendemos que esse momento é de retomada, de ter esse ganho. É uma vitória e mais do que merecedor para a classe trabalhadora pelo que passamos nos últimos anos”.

“As negociações têm sido conduzidas de forma muito positiva, as empresas têm aderido e fechado os acordos. Temos pautado as empresas em que ainda não conseguimos fechar acordos para contemplar toda a base”.

O coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, explicou que fechar acordos por empresas demanda mais reuniões e explicações sobre a Campanha Salarial com os empresários.

“Estamos nos desdobrando para fechar os acordos por empresas e para que toda a base conquiste o acordo com aumento real que merece. Tem muitas empresas dando retorno e a nossa avaliação é que a Campanha Salarial tem sido muito exitosa. O trabalhador entendeu que se não fizer a luta, as coisas não acontecem e que o trabalho dele vale muito mais do que a empresa paga”.

Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos do ABC / Foto: Adonis Guerra - 16/11/2023