Notícia - CSB participa de 1ª reunião de pacto pela inclusão de jovens no mercado de trabalho

A CSB participou nesta quinta-feira (25) da 1ª reunião do comitê gestor do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes. A iniciativa lançada no fim do ano passado para coordenar ações concretas envolvendo toda a sociedade para melhorar os índices de inclusão de jovens no mercado de trabalho até 2030.

O Pacto é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e contará com a colaboração de representantes das centrais sindicais, entidades patronais e grupos empresariais.

Baixe aqui o documento explicativo completo do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes

De acordo com o Ministério do Trabalho, pesquisas apontam que os jovens são os mais atingidos pelo desemprego e informalidade no Brasil. Dos 49 milhões de brasileiros que têm entre 15 e 29 anos, 5 milhões estão desempregados e outros 12 milhões estão na informalidade.

Nesta 1ª reunião, realizada na sede do MTE em Brasília, foi aprovada a estrutura organizacional do comitê gestor, divisão dos temas, grupos de trabalho e definições das primeiras agendas. Ficaram definidos quatro grupos de trabalho:

• Primeiro emprego (aprendizagem, estágios, CLT);
  • Empreendedorismo e geração de renda;
  • Inclusão produtiva rural;
  • Qualificação, requalificação e aperfeiçoamento profissional.

A CSB fará parte de todos os grupos por meio da sua Secretaria Nacional da Juventude, representada pelos secretários Enver Padovezzi e Rodrigo Alves, que estiveram na reunião desta quinta.

“Vamos discutir os dados e levar também nossa própria experiência como jovens sindicalistas, que testemunhamos no dia a dia a grande quantidade de jovens sem trabalho ou na informalidade e, assim, não têm representação sindical e nenhuma proteção trabalhista”, contou Padovezzi.

O colegiado também elegeu temas correlatos à inclusão da juventude no mercado de trabalho que precisam ser levados em consideração na elaboração de ações e políticas públicas. São eles:

• Transformação e inclusão digital;
  • Diversidade, equidade e inclusão;
  • Justiça climática;
  • Trabalho decente.

Ficaram estabelecidas datas preliminares para mais duas reuniões neste ano, que devem ocorrer no segundo semestre no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Fonte:  Portal CSB - 26/04/2024