Notícia - Motoristas e cobradores de São Paulo aprovam em assembleia fechamento dos pontos acertados na convenção coletiva e prorrogação das negociações na luta pela redução da jornada de trabalho

Em assembleia lotada no Sindicato, nesta quinta-feira 25 de julho, companheiros e companheiras aprovaram por unanimidade o fechamento dos pontos acertados com o setor patronal na convenção coletiva, e a prorrogação das negociações em torno da conquista da redução da jornada de trabalho com 30 minutos remunerados por até três meses.

Nesta Campanha Salarial, a direção da entidade e comissão de negociação avançaram em importantes conquistas, como o reajuste salarial de 3,60% mais a composição pelo índice do salariômetro em setembro, reajuste do ticket para R$ 35,50 e fim dos descontos indevidos, abono trimestral, conquistas nas pautas das mulheres, manutenção do PPR (Programa de Participação e Resultados), dentre outras importantes.

Das 76 cláusulas discutidas com o setor patronal, fechamos 45 itens, 16 foram remetidas para as comissões temáticas, 08 requer avanços nas discussões, 04 restam ajustes na redação, bem como as perdas salariais em 2020 de 2,46% e a redução da jornada de trabalho que seguem em discussão no Tribunal de Contas do Município (TCM-SP).

“Foram meses de intensos debates, reuniões, conversas, onde jamais abrimos mão dos objetivos da categoria. Pavimentamos conquistas importantes, mais seguiremos em frente até a obtenção da redução da jornada de trabalho. Obrigado pelo apoio e vamos juntos!!!”, destacou o presidente Edivaldo Santiago.

Em sua fala, o vice-presidente Valdemir dos Santos Soares (Moleque), agradeceu o voto de confiança da categoria para seguir em frente na Campanha Salarial. “Avançamos bastante e podemos mais. Vamos corrigir os erros do passado e transformar novamente nossa convenção em referência para o movimento sindical brasileiro. Acreditem, nossas conquistas vão trazer muito orgulho para nossa categoria”.

Equiparação salarial

Na assembleia, o presidente Edivaldo Santiago, trouxe uma notícia importante: a partir da próxima Campanha Salarial serão discutidas as reivindicações dos trabalhadores dos sistemas estrutural e local na mesma data-base, em maio.

Comissões temáticas paritárias

Na próxima segunda-feira, 29 de julho, haverá reunião da diretoria executiva no SMTTRUSP para tratar da composição dos membros que farão parte das discussões nas comissões temáticas paritárias. Saúde e Segurança, Formação, Plano de cargos e salários da Manutenção, Reclamações do 156 e multas do RESAM, contarão com representantes da diretoria e da comissão de negociação, respectivamente.

Redução da jornada de trabalho no TCM

Com a aprovação dos trabalhadores em assembleia, o Sindicato organizará suas frentes de trabalho para as discussões em mesas técnicas em torno da redução da jornada de trabalho no Tribunal de Contas do Município, onde será tratado o reajuste quadrienal dos contratos das empresas com o poder público.

“Temos instrumentos e dados suficientes para requerer este benefício, que jamais deveria ter sido subtraído. Vamos organizados aos debates apresentar sua importância para a vida da categoria”, afirmou o secretário de organização, relação do trabalho, juventude e pessoas com deficiência, Nailton Francisco de Souza (Porreta).

Dia do Motorista

A diretoria, na oportunidade, parabenizou os motoristas da categoria pela data especial. Lembrando que a história desta profissão nobre se confunde com as lutas do Sindicato, ao longo de sua trajetória de mais de nove décadas.

“Com a participação efetiva dos motoristas, esta entidade construiu sua rica história de lutas. Parabenizo cada companheiro e companheira com a certeza de que estaremos mais fortes e preparados para escrever outras tantas jornadas gloriosas”, celebrou o presidente Edivaldo Santiago.

Deputado estadual Reis

A assembleia contou com a presença do deputado estadual, Reis (PT), que é oriundo da categoria do transporte urbano. “Uma satisfação estar aqui e hipotecar apoio às lutas desta grande categoria com a qual militei por anos. Agradeço ao presidente Edivaldo Santiago e diretoria pelo espaço. Podem contar comigo”, enfatizou.

Fonte:  Sindicato dos Motoristas de São Paulo - 26/07/2024