Notícia - Totvs deverá indenizar trabalhadores por demissão em massa após ação do Sindpd-SP

Nesta quinta-feira (19), a Justiça do Trabalho acolheu uma Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo) e condenou a Totvs a indenizar os trabalhadores que foram vítimas de uma demissão em massa na empresa em março deste ano de 2024.

No dia 18 de março, a empresa desligou 12 funcionários simultaneamente, sem prévia negociação com o sindicato, desrespeitando o Tema 638 do Supremo Tribunal Federal, que fixa: “A intervenção sindical prévia é exigência procedimental imprescindível para dispensa em massa de trabalhadores”. Após análise dos autos, a Juíza do Trabalho Rhiane Zeferino Goulart declarou as dispensas nulas.

“É fato admitido no processo como incontroverso a ausência de intervenção sindical anterior à dispensa coletiva levada a efeito pela ré no dia 18.3.2024, uma vez que o ente sindical nem sequer foi comunicado das dispensas que seriam realizadas, o que as torna nulas”, diz trecho da sentença.

Além de declarar a nulidade das demissões, a magistrada condenou a Totvs a abster-se de efetuar novas dispensas coletivas sem prévia negociação coletiva com o Sindpd, sob pena de multa diária de mil reais, além de pagar uma indenização de R$ 6.500,00 para cada trabalhador lesado a título de danos morais.