Notícia - Trabalhadores nas ruas de Bruxelas exigem uma Transição Justa em meio à crise da indústria automobilística

Milhares de trabalhadores da Europa se reuniram em Bruxelas no dia 16 de setembro para cobrar ações urgentes para a proteção de empregos e garantir uma Transição Justa na indústria automobilística.

O protesto acontece justamente no momento em que a Volkswagen anuncia a suspensão de seus acordos trabalhistas e acordos de negociação coletiva. O protesto foi organizado pela IndustriALL Europa e pela confederação Europeia de Sindicatos (ETUC).

A manifestação reuniu trabalhadores, líderes sindicais e partes interessadas da indústria para destacar os crescentes desafios enfrentados pelo setor, particularmente à medida que as empresas mudam para veículos elétricos (VEs) e enfrentam crescentes pressões econômicas.

Georg Leutert, diretor automotivo do IndustriALL Global Union, enfatiza que a indústria automobilística está em um ponto de virada crítica e os trabalhadores devem ser essenciais para a transformação.

“A decisão da Volkswagen foi um grande choque, especialmente dada a reputação da empresa como um padrão ouro nas relações trabalhistas. Isso destaca a enorme pressão que as empresas automobilísticas estão sofrendo, particularmente devido à transição de motores de combustão interna para veículos elétricos. As restrições financeiras, exacerbadas pela perda de participação de mercado, particularmente na China, mas também na Europa, estão sendo repassadas aos trabalhadores, o que é inaceitável.”

A indústria automobilística está mudando rapidamente em direção à eletrificação, impulsionada por metas climáticas e novas tecnologias, os trabalhadores estão cada vez mais preocupados com a segurança do emprego e as condições de trabalho. O protesto em Bruxelas foi um poderoso lembrete de que o futuro da indústria não pode ser construído às custas dos trabalhadores.

"A China está liderando a revolução dos EVs, tanto em termos de tecnologia quanto de custo, e as montadoras europeias estão lutando para acompanhar. A transição para veículos elétricos é inevitável se quisermos atingir nossas metas climáticas, mas não podemos ignorar o fato de que essa mudança está criando uma enorme pressão sobre as montadoras tradicionais — e, por sua vez, sobre seus trabalhadores", diz Georg.

O sucesso das recentes negociações trabalhistas nos EUA, onde a United Auto Workers (UAW) negociou com sucesso a inclusão de novas fábricas de baterias em acordos trabalhistas nacionais, garante que os trabalhadores que se mudam de fábricas de motores para instalações de produção de baterias mantenham seus salários e benefícios.

“Precisamos de mais exemplos como estes de Transição Justa”, falou Georg. Ele continua: “Os trabalhadores são parte dessa transformação, quer esteja se mudando para novas fábricas de baterias ou se adaptando a outras mudanças na indústria, e merecem manter seus direitos e proteções. Este deve ser o padrão em toda a Europa e além.”

No cerne do protesto está uma preocupação mais ampla: o risco de que as empresas automobilísticas tradicionais, que há muito tempo mantêm fortes padrões trabalhistas, possam perder terreno para novos participantes da indústria com condições de trabalho menos favoráveis. Empresas como a Volkswagen têm sido modelos de diálogo social e codeterminação, onde os trabalhadores tinham um assento à mesa por meio de conselhos de trabalhadores globais e acordos coletivos. A preocupação é que a ascensão de novatos antissindicais possa minar essas práticas de longa data.

“A estrutura de diálogo social da Volkswagen é excepcional, com trabalhadores em todo o mundo tendo uma linha direta com a gerência corporativa”, diz Georg.

“Devemos garantir que os sindicatos continuem a ter uma voz forte em toda a indústria — tanto em empresas estabelecidas como a Volkswagen quanto globalmente. Se não, os ganhos que protegem os trabalhadores durante tempos de mudança podem estar em risco, pois as culturas antissindicais se tornam mais proeminentes.”

À medida que a indústria automobilística continua a evoluir, organizar os trabalhadores em setores emergentes, incluindo a produção de veículos elétricos, é crucial para preservar os direitos trabalhistas. Muitos dos novos participantes do mercado de mobilidade, particularmente em empresas de tecnologia e startups de veículos elétricos, são desorganizados e hostis aos sindicatos, representando um desafio significativo ao movimento trabalhista.

“Estamos vendo muitas empresas no setor automobilístico que são completamente desorganizadas, especialmente em áreas mais novas, como a produção de veículos elétricos”, Georg avisa.

“A Tesla, por exemplo, é notoriamente antissindical, e as empresas de tecnologia que entram no mercado de mobilidade estão seguindo o exemplo. Precisamos agir agora, organizar os trabalhadores nesses setores é essencial para garantir padrões trabalhistas justos no futuro.”

Fonte:  IndustriALL - 20/09/2024