Notícia - Ministro convida centrais sindicais a participarem de discussões do G20 Social

Em café da manhã promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, líderes das principais centrais sindicais brasileiras foram formalmente convidados pelo ministro Márcio Macêdo a integrarem as discussões do G20 Social.

“Participar do G20 Social não é apenas uma oportunidade para discutir temas no grupo de trabalho, mas também para organizar atividades autogestionadas focadas em questões essenciais como combate à fome, pobreza e desigualdade; enfrentamento das mudanças climáticas; e nova governança mundial. É crucial também debater as novas realidades do mundo do trabalho, onde muitos trabalhadores enfrentam insegurança e falta de direitos,” ressaltou Macêdo.

O G20 Social, uma iniciativa que visa promover debates sobre temas cruciais para a sociedade global, será cenário para discussões sobre desigualdade, mudanças climáticas e novas dinâmicas de governança global. Durante a reunião, o ministro destacou a importância da participação ativa das centrais sindicais nesses debates.

“Estamos diante de desafios que exigem respostas coordenadas. A presença das centrais sindicais no G20 Social não é apenas uma oportunidade para trazer a perspectiva dos trabalhadores, mas também para contribuir com soluções globais que promovam a justiça social e o bem-estar da classe trabalhadora”, acrescentou.

Representando a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), estiveram presentes Paulo de Oliveira, diretor da Executiva Nacional, e o assessor Ernesto Pereira. A centrais sindicais lembraram de sua participação recente no Grupo de Engajamento do L20 (Labour 20), compostos por líderes sindicais dos países do G20, com objetivo de debater e articular tema que afetam a classe trabalhadora mundialmente.

Participaram também do encontro lideranças da CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, Intersindical e Pública, além da secretária-executiva da pasta, Kelli Mafort e o diretor de articulação de Políticas Públicas da Secretaria Nacional de Diálogos, Usiel Rios.

Fonte:  CSB - 20/09/2024