Notícia - SinsaúdeJaú participa de curso sobre conjuntura nacional

Representado pela presidente Edna Alves e pela diretoria Sofia Borges, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região está na sede da UGT, em São Paulo, marcando presença no Curso de Formação Política e Sindical promovido pela central sindical. A primeira etapa do curso ocorreu em agosto. Os debates tiveram início ontem e terminam nesta quinta-feira (19). A comunicação sindical também será debatida.

O objetivo do encontro é oferecer a sindicalistas de todo o país a oportunidade de apresentar casos de sucesso nas bases, cláusulas inclusivas nas convenções coletivas. O evento promover também uma troca de experiências que ajuda o movimento a atrair de volta o trabalhador para as entidades.

De acordo com a página do sindicato na internet, os participantes do curso têm avaliado que a conjuntura melhorou, por isso é preciso conquistar os trabalhadores que nos últimos tempos foram levados a crer que os sindicatos não são necessários. Apesar de um cenário melhor do que o observado na janela compreendida entre 2016 e 2022, marcada pela reforma trabalhista, previdenciária, fim de direitos, caçada aos sindicatos, entre outros fatos, a condição é complicada, principalmente diante de um Congresso que atua em benefício próprio e em prol da classe patronal.

Na palestra no Curso de Formação Política e Sindical da UGT, o o jornalista, escritor e blogueiro Altamiro Borges (Miro), presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, deu ideias para os sindicalistas. Ele falou sobre conjuntura, que é a situação que estamos vivendo. A análise da conjuntura tem vários aspectos: econômico, ambiental e outras.

“Este tipo de evento tem grande importância pois permite uma visão que vai além da conjuntura sindical. Como os debates giram em torno de economia, sociedade e política, além, é claro, do mundo do trabalho, isso nos dá um subsídio muito grande para melhorar a compreensão de mundo e passar às bases uma visão mais precisa”, explicou a presidente Edna Alves.


Fonte:  UGT-SP - 20/09/2024


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.