Notícia - Sintratel Celebra 32 Anos com Balada dos Operadores e dá início à Campanha Salarial

Na última sexta-feira, 20 de setembro, o Sintratel (Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing) celebrou seu 32º aniversário em grande estilo. O evento, que reuniu centenas de trabalhadores e trabalhadoras de diversas empresas do setor, como Rede Brasil, AeC, Neo-BPO, PersonalCob, Conduent, Headset, Konecta, dentre outras, em um clima de comemoração, união e fortalecimento das lutas da categoria.

A festa, que marca a retomada dos eventos de lazer e cultura de massa promovidos pelo Sintratel, foi muito além da celebração, com a realização de um Ato Político, onde os dirigentes da entidade destacaram a importância de atividades de lazer, mas sem esquecer da finalidade que é a mobilização por melhorias e fortalecimento de nossas lutas e conquistas. Ela simbolizou a continuidade de um projeto sindical com feições de juventude que, ao longo destas três décadas conquistou, e conquista, vitórias importantes, mas que também reconhece os desafios que ainda estão por vir.

A Força de um Sindicato comprometido com os trabalhadores

Paulo Martins, diretor de Relações Sociais do Sintratel, destacou a relevância da trajetória do sindicato desde a sua fundação. “Em 32 anos, construímos um sindicato forte, que sempre esteve ao lado do movimento social e dos trabalhadores e das trabalhadoras em telemarketing. Conquistamos muitas vitórias, mas temos a consciência de que ainda há muito a ser feito pela categoria.”

O diretor reforçou que o sindicato não se limita às questões trabalhistas e sindicais. Nesse sentido, ele anunciou o retorno das atividades esportivas, como o tradicional campeonato de futebol dos trabalhadores e trabalhadoras de telemarketing, uma iniciativa que sempre foi muito bem recebida pela categoria.

Sindicalismo, Lazer e Cultura

Para Marcisio Moura, Secretário-geral do Sintratel, a festa foi uma oportunidade de ressaltar que o sindicato vai além da luta por melhores condições de trabalho e a melhoria dos salários e benefícios. “Sabemos que o papel do sindicato é lutar por direitos e conquistas, mas é um dever proporcionar momentos de lazer e cultura sempre que possível. Queremos que os trabalhadores se sintam parte de algo maior, que é o fortalecimento da categoria”, afirmou.

A retomada do “Futebol dos Operadores” e de outras atividades de lazer não são apenas uma forma de confraternização, mas também uma maneira de reforçar os laços de união entre os trabalhadores, criando uma rede de apoio e solidariedade que é fundamental em tempos de tantas transformações no mundo do trabalho.

Novos desafios e conquistas

O presidente do Sintratel, Marco Aurélio, agradeceu a presença de todos os trabalhadores e trabalhadoras no evento e aproveitou para reafirmar o compromisso da entidade com as demandas da categoria. Ele destacou que as comemorações dos 32 anos do Sintratel coincidem com um período de grandes mudanças nas relações de trabalho, principalmente devido ao avanço da tecnologia.

“Hoje, com o uso de chat, whatsapp e e-mail, o trabalhador de telemarketing está sendo pressionado a atender 10 ou 15 clientes ao mesmo tempo, o que não é aceitável. Isso afeta a saúde dos trabalhadores, e por isso estamos lutando para a atualização da NR-17, que trata da ergonomia e das condições de trabalho no setor de telemarketing”, explicou, Marco Aurélio.

Além disso, o presidente do Sintratel falou sobre a retomada da Regulamentação da Profissão, uma luta histórica da categoria, que volta à tona com o apoio do senador, Paulo Paim (PT-RS). Ele anunciou que em novembro haverá uma Audiência Pública, em Brasília, sobre o tema, e que será essencial a mobilização da categoria para garantir avanços nesse sentido.

“Precisamos da participação de todos os trabalhadores. O telemarketing tem ganho visibilidade, especialmente após a visita do presidente Lula à uma empresa em João Pessoa, o que despertou uma sensibilização maior à nossa causa, temos que aproveitar essa onda”, afirmou o presidente do Sintratel.

Campanha Salarial e mobilização da categoria

Marco Aurélio, em sua fala também destacou o lançamento da Campanha Salarial-2025, que já está em curso com a realização das Assembleias de elaboração da Pauta de Reivindicações. A proposta do Sintratel é realizar várias Assembleias no interior das empresas do setor, nas atividades que serão realizadas, inclusive na sede do sindicato, para que os trabalhadores e trabalhadoras tenham oportunidades de participar ativamente da construção da Pauta de Reivindicações, inclusive trazendo suas propostas. “Precisamos que todos estejam engajados, pois a luta é de todos nós”, afirmou o presidente, ressaltando a importância da participação da categoria para a conquista de condições dignas de trabalho e salários justos.

A festa de 32 anos do Sintratel, foi, portanto, muito mais do que uma simples celebração. Foi um momento de união, de reconhecimento das conquistas, mas, sobretudo, de reafirmação do compromisso de continuar lutando por um futuro promissor para os trabalhadores e as trabalhadoras em telemarketing. Merece destaque a presença do Vice-Presidente da Contracs (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviços da CUT), Antônio Carlos da Silva e do ex-deputado Estadual (PCdoB), Nivaldo Santana, autor da Lei nº 10.826, que instituiu o 04 de julho como "Dia do Telemarketing". Diante do retorno da categoria e dos apoios que obtemos podemos esperar que as próximas conquistas já estão no horizonte.

Fonte:   Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing (Sintratel) - 24/09/2024