Notícia - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC recebe título de cidadão honorário de Santo André

“Essa luta não é só minha, é conjunta. Cada um de vocês desempenha um papel fundamental na construção de um futuro melhor para todos nós. Somos frutos de um trabalho que visa não apenas a defesa dos nossos direitos, mas a construção de um amanhã mais justo para todos os trabalhadores do país”.

Emocionado, o presidente do Sindicato, Moisés Selerges, recebeu na noite da última quinta-feira, 19, o título de cidadão honorário de Santo André na Câmara Municipal da cidade. O vereador Wagner Lima, autor do decreto que deu origem à solenidade, é metalúrgico na Volkswagen, em São Bernardo, e ex-diretor da entidade.

Com o plenário cheio, Moisés agradeceu a “tão significativa honraria” e dividiu a homenagem com os diretores e trabalhadores dos Metalúrgicos do ABC, a categoria e sua família. “A luta sindical é uma jornada coletiva e não poderia estar aqui sem o apoio incondicional de todos. Ao longo dos anos, lutamos e conquistamos direitos que hoje são referências para todo o país. Santo André, essa cidade tão importante para a nossa história, sempre esteve no centro das nossas batalhas em prol dos direitos dos trabalhadores”.

Nos anos 1930, época que marca o começo da formação dos sindicatos oficiais no país, os metalúrgicos locais se sentiram suficientemente organizados para fundar sua própria entidade. Ela surge em 1933 com o nome de Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e representava todos os companheiros no ABC.

A ampliação do parque industrial ocorrida na década de 1950 transformou rapidamente a região. São Bernardo passou a ter uma base metalúrgica maior do que a de Santo André após sua emancipação em 1957. Em 12 de maio de 1959, um grupo de metalúrgicos se mobilizou para formar a Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de São Bernardo do Campo e Diadema, o que, pela legislação, deveria preceder à formação de um sindicato, que em agosto do mesmo ano tornou-se Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. A partir de 1993, fica conhecido oficialmente por Metalúrgicos do ABC.

A Retomada

Durante seu discurso, o presidente falou do lema dos Metalúrgicos do ABC, sob o mote ‘A Retomada’, composta por engrenagens fundamentais. “A primeira é o contato diário e o olho no olho com os trabalhadores e trabalhadoras nas fábricas. A segunda, o protagonismo, pois sempre buscamos forjar propostas que façam a diferença no Brasil.

E, por fim, a transição geracional, porque acreditamos na força da nova e futura gerações”, disse.

Representante

O vereador Wagner Lima falou sobre essa história e a importância do Moisés estar à frente da categoria hoje, tanto para as cidades que compõem a base e até por Santo André. “O papel do Sindicato, na pessoa do seu presidente, é lutar pela manutenção dos empregos, dialogando e negociando com as empresas e também com o governo federal. Moisés tem um diálogo muito bom com o presidente Lula, e isso é essencial para nós. Esse título foi concedido por todos os 21 vereadores e vereadoras da Câmara, que votaram e aprovaram por unanimidade essa homenagem”.

“Neste plenário, falo como representante dos munícipes da cidade e, ter o Moisés como parceiro, como companheiro, para trazer investimento para Santo André, dialogando diretamente com o governo federal e, principalmente, com o presidente, é um avanço importante para nós trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.

Wagner Lima chamou atenção para um dos trabalhos que a direção do Sindicato realiza de diálogo com os trabalhadores nas portas das fábricas, citando o exemplo da Tribuna na Mão, entregue uma vez por semana em uma das empresas da categoria.

“Tenho muito orgulho de ter saído da Volks e ver essa diretoria levantar de madrugada, entregar a Tribuna, com chuva, frio ou calor, todos estão lá conversando com o trabalhador. É dessa forma que vamos, de fato, construir aquela sociedade que cada um sonha”.

Lideranças participam de homenagem na Câmara Municipal andreense

Para compor a mesa junto a Moisés durante a solenidade, o diretor administrativo, Wellington Messias Damasceno, contou que o presidente tem conduzido e liderado a base de forma extraordinária. “Seu trabalho e dedicação ampliam a articulação do nosso Sindicato com outras entidades e dialoga até em Santo André, para além da base que representamos”.

Para Wellington, o Sindicato é referência na construção de políticas públicas, articulação regional e resistência na luta. “Moisés tem simbolizado muito isso à frente da categoria. Não é só a Tribuna na porta de fábrica de madrugada, mas nas ações todos os dias. Ter esse olhar e liderar a categoria não é uma tarefa fácil. O reconhecimento é merecido”.

A diretora-executiva do Sindicato, Andrea de Sousa, a Nega, lembrou que o presidente está também lado a lado na luta pelos direitos das mulheres metalúrgicas. “Todos nós estamos juntos e somos capazes de fazer a transformação nesse mundo. E como o Moisés sempre diz: ‘estamos aqui para sermos felizes’, e podermos trabalhar, voltar para casa, estar com a nossa família, ter dignidade”.

Aliados

O deputado estadual Teonilio Monteiro da Costa (PT), o Barba, contou que o importante no movimento sindical é ter aliados. “Primeiro, na nossa categoria, que nós temos que defender. Depois, na cidade, no Estado, dialogar com os tribunais, desde os municipais até o STF [Supremo Tribunal Federal] para construir essa relação política de articulação com os poderes do país e o governo federal, na figura do presidente Lula. E o Moisés faz isso com grande responsabilidade”.

O desembargador Valdir Florindo, do Tribunal da Justiça do Trabalho da 2ª Região, que assume a presidência da instituição ao biênio 2024/2026 dia 1º de outubro, destacou estar muito feliz com essa conquista de Moisés. “Acompanho a evolução do Moisés. Ele ocupou muitos cargos em vários momentos, subiu organicamente, não facilmente, mas passo a passo para chegar hoje à liderança que é na nossa categoria. Uma liderança também em nível nacional, reconhecido em todos os locais onde comparecemos”.

Parabenizaram Moisés em vídeo, o presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre; a deputada federal pelo Paraná e presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann; o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o deputado federal licenciado Guilherme Boulos (SP), candidato à prefeitura da capital paulista; e o presidente da IndustriALL-Brasil, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal, Aroaldo Oliveira da Silva.

Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos do ABC / Foto: Adonis Guerra - 25/09/2024