Notícia - SIEMACO-SP participa da Reunião Global de Serviços à Propriedade da UNI na Irlanda

A participação do SIEMACO São Paulo e da CONASCON na Reunião Global dos Serviços à Propriedade da UNI Global Union, realizada entre os dias 24 e 26 de setembro, na cidade de Galway, localizada na Costa Oeste da Irlanda, foi marcada por discussões e troca de experiências que prometem fortalecer o movimento sindical em escala global. O evento reuniu mais de 100 representantes de sindicatos de todo o mundo, todos focados no tema “Elevar os Padrões”, discutindo questões cruciais relacionadas à melhoria das condições de trabalho nos setores de Limpeza e Segurança.

O presidente da CONASCON e diretor tesoureiro do SIEMACO-SP, Moacyr Pereira, teve um papel de destaque ao participar de debates sobre o impacto do trabalho noturno na vida dos trabalhadores da Limpeza e o fortalecimento do sindicalismo internacional. “A internacionalização das nossas lutas nos permite aprender com outros países e fortalecer nossa capacidade de negociação globalmente, garantindo melhores condições para os trabalhadores que representamos,” destacou Moacyr, que também preside o Comitê Diretivo de Serviços à Propriedade da UNI Américas.

Além de Moacyr, a delegação brasileira também contou com a participação da diretora do SIEMACO-SP, Silvana Souza, de Henrique Firmiano, presidente da FEEAC, e Ivanir Ribeiro, dirigente do Sindilimp Caxias do Sul, que juntos contribuíram ativamente para as discussões sobre as condições de trabalho e o fortalecimento das campanhas sindicais globais.

Moacyr ainda ressaltou o papel do SEIU, sindicato dos Estados Unidos e Canadá, no apoio ao trabalho realizado nos aeroportos brasileiros, reforçando o compromisso com a organização dos trabalhadores em vários setores. “O SIEMACO-SP é um exemplo de trabalho e exporta boas experiências, assim como aprende observando outras boas práticas como as da SEIU. E juntos conseguimos avançar muito em várias pautas globais”, acrescentou o dirigente.

A diretora Silvana Souza ressaltou a importância da conferência para ampliar visão do setor de serviços. “As discussões que tivemos aqui nos trazem uma perspectiva global que será essencial para aprimorarmos nosso trabalho no SIEMACO-SP. Volto com a certeza de que estamos no caminho certo e de que há muito a ser feito para melhorar as condições dos nossos trabalhadores,” afirmou.

Ao longo dos três dias, foram abordados temas importantes como segurança no trabalho, sustentabilidade e parcerias com grandes empresas globais, como ISS, G4S e Securitas. Outro ponto relevante foi o fortalecimento das campanhas globais pelo respeito e pela justiça, pilares fundamentais das ações da UNI.

Entre os momentos mais importantes da conferência esteve o lançamento do relatório “Insegurança na Segurança”, que abordou os desafios enfrentados pelos trabalhadores do setor de segurança. Além disso, debates sobre sustentabilidade e novas políticas de conduta reforçaram a necessidade de ações concretas para melhorar as condições de trabalho, especialmente em áreas vulneráveis.

A sessão final, liderada por Christy Hoffman, secretária-geral da UNI Global Union, abordou futuros desafios e oportunidades, deixando claro que a luta sindical segue firme e articulada em escala global.

Durante o evento, também houve um forte momento de solidariedade global, com representantes de todo o mundo levantando suas bandeiras sindicais na “Foto da Unidade Global”. No encerramento, um jantar de gala celebrou a união e a cultura local, fortalecendo ainda mais os laços entre as lideranças sindicais.

Fonte:  Siemaco-SP - Texto por Fábio Busian | Foto: Silvana Souza - 30/09/2024