Notícia - MTE abre inscrições para curso gratuito de empreendedorismo no Rio de Janeiro

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), está com inscrições abertas para o curso gratuito de empreendedorismo na cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte do Projeto Acelera Rio, coordenado pelo Instituto Besouro de Fomento Social, uma das 20 organizações da sociedade civil (OSCs) parceiras do MTE para promover a qualificação de trabalhadores em todo o Brasil.

Inicialmente, foram abertas nove turmas, cada uma com 36 vagas, em diferentes localidades da capital fluminense, como Morro do Borel/Tijuca, Padre Miguel e Antares/Santa Cruz. Em breve, novas vagas estarão disponíveis em outras regiões, como Vidigal, Itanhangá, Rio Comprido, Rio das Pedras, Portuguesa e Rocinha. Algumas dessas turmas ainda estão em fase de planejamento.

O curso adota uma metodologia própria que utiliza as experiências de vida dos participantes para a criação de negócios de baixo ou nenhum custo. As aulas abordam temas como identificação de produtos/serviços, estratégias de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa e comunicação. Ao final do curso, espera-se que os alunos estejam preparados para iniciar seus próprios negócios, contando com o acompanhamento de especialistas por 90 dias para tirar dúvidas e garantir a sustentabilidade de seus empreendimentos.

Para fazer a sua inscrição, clique aqui.

Acelera Rio

O Projeto Acelera Rio, desenvolvido pelo Instituto Besouro de Fomento Social, tem como objetivo capacitar novos empreendedores, com base nos princípios da economia popular e solidária. Entre seus valores estão a autogestão, a solidariedade, a participação democrática e o respeito ao meio ambiente, buscando, além disso, promover o desenvolvimento comunitário.

Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional

Em setembro de 2024, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, firmou parceria com 20 OSCs, através do Programa Manuel Querino, para qualificar 15 mil trabalhadores, com investimento de R$ 24 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Desde sua criação, o PMQ já pactuou mais de 182 mil vagas para qualificação, em parceria com estados, municípios, o Sistema Nacional de Emprego (Sine), além de universidades e institutos federais. O MTE prevê investir R$ 285 milhões na qualificação até a metade de 2025.


Fonte:  Ministério do Trabalho e Emprego - 18/10/2024


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.