Notícia - CNM/CUT participa de discussão sobre acordo marco global da TKE, na Coreia do Sul

O secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT, Maicon Michel Vasconcelos, esteve com uma comitiva do GMC (Grupo de Empresas Transnacionais do IndustriALL Global Union) na cidade de Seul, na Coreia do Sul, no dia 6 de outubro, visitando a sede da transnacional TKE Elevadores no país asiático.

O grupo GMC, do qual o sindicalista é membro, revisa e negocia novos acordos marco globais pelo mundo. Esse tipo de acordo propõe padrões mínimos de direitos trabalhistas aos companheiros e companheiras em fábricas multinacionais pelo planeta. A TKE possui várias fábricas em território brasileiro e mantém uma ativa rede internacional de solidariedade entre trabalhadores.

Maicon destacou que a discussão se dá com sindicalistas de todo o mundo e frisou a relevância do debate com os companheiros coreanos.

“É uma proposta de acordo realmente construída com todos os atores sindicais do mundo, com inserção de ideias do sul global. Não é um acordo feito por europeus e adaptado para outros países. Pelo contrário, é uma proposta elaborada desde o início com a visão do sul global sobre o trabalho decente, participação e protagonismo sindical na resolução de conflitos e quais as boas práticas que as empresas devem ter no ambiente de trabalho, combatendo assédio, discriminação e política de ódio com os sindicatos nas nossas bases”, afirma o secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT.

Um dos principais fatores da atividade, segundo Maicon, foi estar em contato nestes dias com o RH e o CEO Mundial da empresa e, depois de debates intensos e tensos ao longo de seis meses, conquistar uma proposta de acordo a ser apreciada pelas demais lideranças sindicais ao redor do mundo.

“Hoje a TKE não tem um acordo marco-global e nós estamos negociando isso, além da criação de um Comitê Mundial de Trabalhadores, onde o Brasil terá representação.  Conseguimos sair com uma proposta de acordo a ser apreciada pelos outros representantes da empresa a nível mundial. Agora começa a fase da consulta a todos aqueles que nos ajudaram na elaboração e são centrais na proposta, os trabalhadores”, pontuou o dirigente.

Avanços tecnológicos

Maicon ressaltou ainda o avanço tecnológico da fabricante de elevadores e sobre o diálogo da empresa com sindicatos.

“Foi uma experiência muito interessante conhecer o mercado de elevadores coreano. Eles têm um nível tecnológico muito avançado e têm buscado esse diálogo com os sindicatos de trabalhadores, tanto locais como internacionais”.

Na visita, a comitiva do GMC foi acompanhada pelos companheiros do KMWU (Sindicato dos Metalúrgicos da Coreia do Sul), filiado ao Industriall Global Union.

“Tivemos várias reuniões para tratar da relação deles com a empresa, eles têm um bom diálogo social, mas sobretudo pudemos ver as novas tecnologias implementadas no processo não só produtivo, mas também de serviços da empresa, onde há todo um novo sistema de organização e articulação de novos produtos. As fábricas desse grupo, na Espanha, Alemanha, Estados Unidos e Brasil, vão trabalhar de forma mais articulada ”, finalizou Maicon.

Fonte:  Redação CNM/CUT com informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - 21/10/2024