A tarde do sábado (19) foi marcada pela confraternização e conscientização de dezenas de trabalhadoras que participaram da 4ª Tarde das Mulheres, no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL). A atividade foi realizada devido ao Outubro Rosa e a programação contou com palestra, momentos de autocuidado, café e presença de parceiros do STIMMMESL. Além de brinquedos infláveis para as crianças.
A terapeuta integrativa e astrósofa, Leila Boufléur relatou sua experiência com o diagnóstico de câncer de mama e os desafios ao longo do tratamento. “Apesar de vir de uma linhagem de mulheres que tiveram câncer de mama, foi um baque. Um momento de testar e praticar tudo que aprendi”, disse.
Leila destacou que o exame e a prevenção são muito importantes. “Temos o avanço da medicina, apoios psicológico e de redes de mulheres e inúmeras práticas integrativas que nos ajudam a enfrentar esse momento”, afirmou ela.
Instrutora de Yoga, Leila passou alguns exercícios de respiração para as trabalhadoras. “Respirar é o melhor remédio e não custa nada”, afirmou ao finalizar a demonstração.
Já a diretora do Sindicato, Erenita Fernandes dos Anjos, a cada encontro é um novo aprendizado. “As trabalhadoras saem fortalecidas e levando para o seu dia a dia experiências e conhecimentos. Não é fácil ser mulher, mãe, dona de casa e trabalhar fora, com as nossas atividades, elas entendem que também precisam de cuidados”, disse. Erenita também falou da alegria das dirigentes sindicais em ver o sorriso de cada trabalhadora. “Isso é o mais importante, que as trabalhadoras saem daqui contente com o trabalho que realizamos dentro do nosso Sindicato.”
Terapeutas que atuam no Odara Coworking, em São Leopoldo, divulgaram seus serviços para as participantes. A vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS, Eliane Morfan e as diretoras do Sindicato dos Metalúrgicos de Venâncio Aires, Ana Paula Kaustmann e Bernadete Graeff prestigiaram a atividade.
Cada participante recebeu um pequeno kit para cuidados com as unhas de lembrança da atividade. A 5ª Tarde das Mulheres do STIMMMESL deve ocorrer até a primeira quinzena de abril, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres.