Notícia - Trabalhadores do ramo financeiro da América Latina e Caribe realizam conferência na Colômbia

A capital colombiana Bogotá irá recebe, de 24 a 26 de agosto, trabalhadores e trabalhadoras do setor bancário, finanças e seguros de toda a América Latina e Caribe para uma conferência sobre a situação da categoria na região.


Durante a abertura do evento, o vice-presidente da UIS (União Internacional dos Sindicatos) do ramo para a América Latina e Caribe, Eduardo Navarro, que integra a delegação da CTB no encontro, fez uma exposição sobre as conclusões do primeiro encontro realizado no Peru em 2015, além de expor a situação da categoria no Brasil.


“ A luta dos bancários brasileiros é uma referência para região, especialmente por ser o único país que possui uma Convenção Coletiva Nacional que envolve mais de 500 mil empregados do setor financeiro”, expressou o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos.


Segundo ele, o encontro é um espaço para denunciar as ameaças à democracia na região e também para defender a unidade da classe trabalhadora para enfrentar “a terceirização, privatização e precarização de direitos”, disse.


Diálogos de Paz


No último dia do evento está programada uma manifestação no Parque Santander, centro de Bogotá, para denunciar as políticas do sistema capitalista e do Banco Central e sua responsabilidade no conflito interno daquele país, que já dura mais de 50 anos e o processo de paz.


Nesta quarta-feira (24), as equipes de negociação do governo colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), concluíram o texto do acordo de paz, após quatro anos de diálogo.


Congresso da FSM


Os diversos ramos da UIS, estão se reunindo para debater propostas que serão levadas para o 17º Congresso da Federação Sindical Mundial (FSM), que ocorrerá em outubro deste ano na África do Sul. No começo de agosto, os metalúrgicos realizaram seu encontro em Lima, Peru.


A convocação deste encontro foi feita pela Associação Nacional de Empregados da República (Anebre), Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Bancolombia (Sintrabacol), União Sindical Bancária (USB), Frente Classista-UNEB, União Internacional dos Sindicatos dos Bancários, Finanças e Seguros (UIS-Bancários- Bifu) e a Federação Sindical Mundial.

Também integram a delegação brasileira na atividade o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanuel Souza, e o integrante do coletivo dos bancários da CTB, Alex Livramento.


Fonte:  Érika Ceconi - Portal CTB - 25/08/2016


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.