Notícia - Chapa 1 é eleita com diferença de quase 2 mil votos para o Sindipetro NF

Terminou neste sábado (24), a apuração dos votos da eleição para a próxima diretoria e Conselho Fiscal do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF). A Chapa 1, apoiada pela CTB e CUT foi eleita com 3884 votos (67,08%), contra 1906 (32, 92%) da chapa 2. Uma diferença de quase 2 mil votos. No total, foram 5790 votos válidos, 09 brancos e 39 nulos.

Para o cetebista, Norton Cardoso, reeleito secretário de Saúde e Segurança do Trabalho, o resultado representa a ratificação da condução da diretoria à frente do Sindipetro. "Desde 2008 estamos à frente do Sindicato, mas desde 2011, a partir de nossa reeleição, houve uma consolidação maior da participação da CTB. Esse resultado nesta eleição representa uma ratificação dessa condução e do trabalho realizado, ainda mais se considerarmos que a vantagem sobre a oposição se ampliou de 500 votos em 2011, para 2 mil nessa eleição. A categoria reconheceu o trabalho que essa diretoria tem feito, a partir dos ganhos que só aqui na região conquistamos e, principalmente, no setor de segurança. Já interditamos mais de vinte plataformas por questões de segurança. As três greves realizadas no ano passado mostram o nível de mobilização e participação da categoria que tem atendido ao nossos chamado. O que nos dá confiança que temos feito um bom trabalho", destacou Norton Cardoso.

Para o próximo mandato Norton destaca que uma das bandeiras é continuar pensando na saúde, segurança e condições de trabalho da categoria. "A nossa bandeira continua sendo o direito ao trabalho seguro. Vamos continuar nosso trabalho na Bacia de Campos para fiscalizar os equívocos cometidos, pois essas figuras estão promovendo o degradamento da bacia. É uma luta que continuaremos a travar", afirmou Cardoso.

Ainda no que diz respeito à segurança, o dirigente lembra que o Sindipetro vai continuar participando da discussão que tranformará o anexo da NR 30 (dos marítimos), em uma Norma Regulamentadora (NR), específica para trabalhadores das plataformas, que a segurança e as condições de trabalho.

De acordo com o dirigente, outra bandeira da próxima gestão diz respeito à Petrobras. "Vamos também continuar participando das discussões a acerca do processo investimentos na Petrobras para reestabelercer a ordem e tirando o foco politico eleitoral dessa discussão. Esse debate se desenrola desde 2010, e apenas agora, às vespéras das eleições, essas denúncias tomam corpo? Queremos que a todo dia a empresa seja conduzida com correção, não apenas na época eleitoral", ressaltou Cardoso.

Para Ronaldo Leite, presndente da CTB Rio de Janeiro, que acompanhou todo o processo, a categoria escolheu quem realmente a representa. "Foi uma importante vitória a reeleição dos coompanheiros da Chapa 1, ainda mais por uma quantidade de votos tão significativa. A indústria do petróleo é motor da economia do Rio e devemos ter uma diretoria neste sindicato que represente os interesses dos trabalahadores. Parabéns à chapa 1", afirmou o presndente da CTB-RJ.

Fonte:  Portal CTB - 26/05/2014