Notícia - Belém (PA): Dia das Mães deve gerar 300 empregos

Foi através da experiência em uma vaga de emprego temporário que Macionila Rocha chegou à supervisão de uma loja de departamentos em Belém. Há dez anos, quando foi contratada temporariamente para trabalhar na loja, ela viu na oportunidade a grande chance de crescer na empresa. “Quem começa como temporário pode chegar até a presidência da empresa. Não é fácil, mas consegue. Tudo depende da pessoa”.

 
Assim como Macionila, cerca de 300 pessoas terão a chance de garantir um emprego através de uma vaga temporária, segundo estimativas do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belém (Sindilojas), que prevê as contratações no setor de comércio em decorrência do aumento das vendas no período do Dia das Mães. “Esperamos um crescimento nas vendas que deve variar de 5% a 7%”, informa o vice-presidente do Sindilojas, Joe Colares. “Essas vagas devem ser absorvidas pelos departamentos onde o movimento é concentrado nesse período. São os setores de confecções, eletrodomésticos e cama, mesa e banho”.

 
Movimento


 
Segundo o gerente geral de um shopping de Belém, Arnaldo Mota, o Dia das Mães representa um grande movimento, por isso são esperadas as contratações temporárias. “Estamos saindo de um momento complicado (para o comércio) por causa do prolongamento do carnaval, então esperamos reaver essa movimentação no Dia das Mães”, explica. “Esse é, normalmente, um período de grande movimentação. Mas, em relação ao ano passado, devemos ficar no mesmo nível de contratação”.

 
Para o presidente da Associação dos Lojistas de outro shopping, Paulo Ornela, as contratações temporárias previstas para maio deste ano podem ser uma boa oportunidade para garantir um emprego permanente. “Como no primeiro trimestre deste ano tivemos uma baixa nas vendas, a tendência é de que tenhamos um mês de maio forte porque temos uma demanda reprimida e isso se reflete nas contratações”, afirma. “As pessoas devem aproveitar essa oportunidade para serem contratadas para os cargos efetivos. Tudo começa com a postura na hora da entrevista e, também, com a vontade de querer aprender sempre”.

 
Quem também dá dicas para quem quer transformar um trabalho temporário em efetivo é Macionila. A empresa em que ela trabalha sempre contrata profissionais temporários para períodos de grande movimento como o Natal e Dia das Mães. “A pessoa precisa se diferenciar para conseguir ser contratada. Precisa fazer mais do que o feijão com arroz. Hoje nós prezamos muito pela qualidade no atendimento”, diz. “Cerca de 90% dos nossos funcionários já foram temporários”.


Segundo o Sindilojas, as contratações devem iniciar ainda na primeira quinzena de abril e as vagas devem ser ocupadas preferencialmente por profissionais com experiência na área.


Fonte:  Diário do Pará - 06/04/2011


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.