Artigo - Prontos para a COP30

O movimento sindical comerciário do Estado de São Paulo já está se organizando para participar da COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano, em Belém, no Estado do Pará. Alinhados com os preparativos, os comerciários de Jundiaí e Região fazem parte das mobilizações para representar a categoria no maior encontro do mundo sobre o clima, onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil devem discutir ações para combater as mudanças climáticas no mundo.

A participação da nossa categoria nesse evento é fundamental, e conta com o apoio e a coordenação da União Geral dos Trabalhadores – UGT, presidida por Ricardo Patah, além da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, ambas presididas pelo deputado federal Luiz Carlos Motta, lideranças representativas da categoria comerciária, responsável pela movimentação da indústria e dos serviços, somando mais de 10 milhões de trabalhadores no Brasil.

Alimentamos cadeias produtivas e estamos atentos aos impactos que a produção de bens de consumo geram no mundo. Até porque, o consumo das famílias depende do nosso trabalho diário, mesmo com o advento das novas tecnologias de e-commerce, pois ainda.

Outro fator importante de se levar em conta com a realização da COP30 no Brasil, é a geração de empregos e a injeção na economia do turismo na região do Pará, importante polo de desenvolvimento em termos de agroecologia e sustentabilidade no mundo. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) estima um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência, o que justifica os investimentos do Governo Federal em infraestrutura e ações para a capacitação da população em turismo, hotelaria, eventos e gastronomia.

Ao sediar a COP30, o Brasil tem a oportunidade de mostrar para o mundo sua potência para sediar eventos internacionais de grande porte, com estruturas para acomodar turistas de todo o mundo, mostrar suas riquezas, sua arte, cultura, e sua hospitalidade, mas, acima de tudo, mostrar que somos um povo trabalhador e criativo, que vence as desigualdades, frutos de séculos de exploração. Mostrar que agora somos um País soberano, livre e independente.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva está apostando no sucesso da COP30 no Brasil, pois, segundo ele, os líderes terão a oportunidade de discutir a sobrevivência da Amazônia de dentro para fora, com vivências e experiências reais sobre a situação da maior biodiversidade do mundo.

Estamos prontos para mostrar para o mundo que o Brasil é a esperança e o caminho das soluções sustentáveis para salvar o planeta e equilibrar as mudanças climáticas. Estamos juntos nessa!


Milton de Araújo
Presidente do Sincomerciários de Jundiaí e Região

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.